Otimista em promover a movimentação do setor, a grande novidade do Salão Moto Brasil 2017 é a 1ª Feira de Negócios Moto Brasil, que promete fomentar os negócios e aquecer o primeiro trimestre.
A criação dessa feira voltada somente para business to business foi motivada pelo número crescente de negócios gerados nas edições anteriores e no potencial desse nicho. Na última edição – em janeiro deste ano – foram movimentados R$ 9 milhões em volume de negócios e mais de 86.000 visitantes, desses 93% com intenção de voltar em 2017.
“Será um evento dentro do evento; um espaço destinado a um público qualificado e interessado em comprar”, explica Gustavo Lorenzo, da organização do evento. “O ano passado foi difícil para o segmento e queremos com este evento movimentar os negócios até pelo menos os três próximos meses”, diz.
De acordo com dados da ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – o Brasil tem uma frota de mais de 25 milhões de motocicletas e a produção anual é de quase 900 mil unidades. Somos o 6º maior país produtor de moto.
Para 2017 a projeção de produção é de 910 mil unidades; um aumento de 2,5 %. O Rio de Janeiro é um mercado com números expressivos: mais de 946.000 motocicletas, 157.000 motonetas, 3.191 triciclos e cerca de 37.000 ciclomotores, de acordo com dados de dezembro de 2016 do DETRAN/RJ.
“São números expressivos que não podemos desconsiderar. Daremos mais destaque para a parte de negócios e teremos como expositores, fabricantes, importadores, distribuidores de moto peças e acessórios, que apresentarão suas linhas de produtos e lançamentos e consolidarão suas marcas para grandes clientes. Fica mais organizado e centralizado e isso deve otimizar tempo, alavancar vendas, além de fomentar novas parcerias, ampliar mix de produtos e promover mais integração entre fornecedores e compradores.” (Gustavo Lorenzo)
Como estratégia, a 1ª Feira de Negócios será destinada a convidados VIPs – os melhores atacadistas, distribuidores, grandes lojistas e representantes de vendas – da região sudeste, que compreende Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e também alguns selecionados do Rio Grande do Sul: “Teremos a nata dos pontos de venda desses estados na feira”, comenta o organizador.
A 7ª edição do Salão Moto Brasil dessa vez será no pavilhão 4 do Riocentro, que tem quase 23.000 m² quadrados de área. Dessa área, 2.800 m² foi destinada à 1ª Feira de Negócios. Os dias e horários serão diferenciados: dia 26/01 (das 16 h às 22 h) e 27 e 28/01 (das 14h às 22h).