Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Yamaha estuda a produção da Niken GT no Brasil

Lucas Carioli 20 de novembro de 2019


Quem foi ao Salão Duas Rodas encontrou um estranho modelo de três rodas no estande da Yamaha. Trata-se da Niken GT, motocicleta baseada na MT-09 que já é produzida na Europa e também poderá ser oferecida no Brasil no futuro.

Apresentada no Salão de Milão de 2017, a Yamaha Niken chama atenção com seu design robótico, futurista e duas rodas dianteiras, que são capazes de se inclinar em conjunto nas curvas e proporcionar o dobro de aderência.

O sistema chamado de “Leaning Multi Wheel” (sistema de inclinação multi-roda) conta com dois braços paralelos (quadriláteros) na sua parte superior e outros dois braços inferiores. São quatro amortecedores invertidos e funcionando aos pares, com curso de 110 mm para cada lado.

As bengalas dianteiras têm diâmetro de 41 mm enquanto que os amortecedores traseiros são de 43 mm, todos completamente reguláveis. A frenagem é mais poderosa graças às duas rodas dianteiras, que contam com o dobro de área de contato com o piso. São dois discos de 298 mm com pinças monobloco de 4 pistões na frente e outro de 282mm atrás.


O motor é praticamente o mesmo três cilindros em linha de 847 cm³ e 12 válvulas da MT-09, capaz de fornecer 115 cv a 10.000 rpm, e torque de 8,9 kgf.m a 8.500 rpm. Entretanto, um virabrequim mais pesado foi adicionado, o que aumentou a inércia em 18%. Em comparação com a Tracer 900 GT, a relação secundária foi reduzida, com uma coroa de 47 dentes ao invés dos 45 da Sport Touring.

Na parte eletrônica, a Niken GT é bem completa possuindo controle de tração em dois níveis, três modos de pilotagem, controle de cruzeiro, indicador de marcha, manoplas com aquecimento, tomada 12V e quickshifter, o que permite uma pilotagem mais esportiva. Para completar, o modelo é equipado com embreagem deslizante.

A versão escolhida para o Salão Duas Rodas é a GT, que possui um para-brisa mais alto e uma orientação mais estradeira. Até alforjes rígidos são oferecidos na Europa. De acordo com a marca, o objetivo de sua presença no país é “mostrar o quão a frente a Yamaha está no pensamento sobre mobilidade e inovação e a possibilidade de fazermos um estudo de mercado para viabilidade do modelo no Brasil“. Gostamos mais da segunda parte. E você, o que acha?

 


Tags: MXT 850 Niken Niken GT Notícias Salão Duas Rodas Yamaha

Continue Reading

Previous: Salão Duas Rodas: Honda atualiza linha CB 500 no Brasil
Next: Honda cria novas versões para NXR 160 Bros, XRE 190 e CB Twister

Leia também

CEO da KTM explica o que deu errado nos últimos dois anos
  • Notícias

CEO da KTM explica o que deu errado nos últimos dois anos

7 de agosto de 2025
Conheça a nova Triumph Thruxton 400
  • Notícias

Conheça a nova Triumph Thruxton 400

6 de agosto de 2025
Honda constrói nova fábrica de motos na Turquia
  • Notícias

Honda constrói nova fábrica de motos na Turquia

5 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.