A Harley-Davidson anunciou essa semana no Salão Duas Rodas que trará sete modelos da renovada família Softail ao Brasil no próximo ano. A tradicional linha da marca norte-americana acaba de receber uma nova geração, o que não acontecia há 25 anos.
Apresentada em agosto, a nova família Softail conta com um chassi inteiramente novo, dispensando o antigo que estava em atividade desde 1991. De acordo com a Harley-Davidson, o quadro está mais rígido e ergonômico, além de ter deixado os modelos até 17 quilos mais leve.
Assim como o chassi, o conjunto ciclístico é outro, bem mais moderno. Introduzida primeiro nos modelos Touring 2017 os garfos dianteiros são do tipo “Dual Bending Valve”, com peso reduzido e 130 mm de curso. A nova geometria de suspensão também auxilia na melhoria da capacidade de pilotagem.
Os motores disponíveis também são outros, os recém desenvolvidos Milwaukee-Eight 107 (1745cc) e Milwaukee-Eight 114 (1868cc), que possuem quatro válvulas por cilindro, refrigeração mista (ar e óleo) e uma série de aprimoramentos que aumentaram o torque, ao mesmo tempo que reduzem as vibrações e emissões de poluentes.
“As novas Softail são o resultado do mais extenso programa de pesquisa e desenvolvimento da história da marca“, disse Paul James, gerente de portfólio de produto da Harley-Davidson. “Foram realizadas inúmeras pesquisas e houve muito investimento em testes para a elaboração completa do projeto dessas novas motocicletas“, garantiu.
No Brasil serão comercializados sete dos nove modelos disponíveis: Street Bob, Softail Slim, Fat Bob, Fat Boy, Breakout, Deluxe e Heritage Classic. Há duas semanas, no Salão de Milão, a Harley-Davidson anunciou a chegada da nona integrante da família, a Sport Glide. Preços e disponibilidade serão anunciados em um outro momento.