A Kawasaki revelou hoje (25), na abertura do Salão de Tóquio no Japão, a Ninja 400, modelo que substitui a atual Ninja 300 no ano que vem. Com 45 cv de potência e ciclística revista, a pequena superbike flerta com modelos maiores e pretende reassumir a primazia do disputado segmento.
Conforme já havíamos antecipado nessa matéria da semana passada, a Kawasaki optou por aumentar a capacidade cúbica do motor como forma de enquadrar a motocicleta às novas normas antipoluição do Euro4, sem perder potência e torque. O bicilíndrico agora possui 399 cm³.
Embora tenha um deslocamento volumétrico maior, o motor é similar em tamanho ao da Ninja 300 e oito quilos mais leve. Graças também a uma nova entrada de ar, a potência, que era de 39 cv passou para 45 cv a 10.000 rpm, com um torque de 3,87 kgf.m a 8.000 rotações ( 2,8 kgf.m à 10.000 rpm na Ninja 300).
Mas não foi só no motor que a Kawasaki se concentrou. O chassi também recebeu inúmeros aprimoramentos, que deixaram a Ninja 400 com melhor estabilidade e manobrabilidade. O novo quadro de aço treliçado faz a motocicleta pesar apenas 168kg, oito a menos que a Ninja 300. O disco de freio dianteiro agora tem 310 mm, com pinças Nissin e ABS de série.
A pilotagem ficou mais fácil e divertida graças à introdução de uma embreagem assistida e deslizante, que permite muito menos força ao pressionar a alavanca e um maior controle em reduções de marcha esportivas. As bengalas dianteiras agora são de 41mm (anteriormente 37mm) e prometem melhor estabilidade, de acordo com a Kawasaki.
A já boa ergonomia da Ninja 300 ficou melhor na Ninja 400. A altura do assento é de apenas 786 mm, mas o vão entre as pernas no assento ficou mais estreito, enquanto que o tanque de combustível mais anguloso acomoda 14 litros de combustível, o suficiente para 300 km de autonomia.
O design, como era de se esperar, é agressivo e inspirado nas irmãs maiores. A Ninja 400, no entanto, recebeu pequenos apêndices aerodinamicos inspirados nas anabolizadas H2/H2R, conferindo ao modelo um visual maior do que se espera de uma motocicleta dessa cilindrada. As rodas, por exemplo, são as mesmas da Ninja 650.
A Kawasaki irá disponibilizar a Ninja 400 em duas cores: verde (Lime Green & Ebony, layout da equipe do Mundial de Superbike) e preta (Metallic Spark Black). Haverá uma lista de acessórios, como bolha mais alta, assento mais acolchoado, protetor de radiador, tank pad, sliders entre outros. Os preços ainda não foram divulgados.