Lembram-se da Yamaha MXT 850 Niken, aquela motocicleta com três rodas derivada da MT-09 apresentada no ano passado? Agora, a marca japonesa revelou a versão GT, melhor habilitada para encarar longas viagens.
Quando foi lançada, no Salão de Milão do ano passado, a Yamaha Niken causou alvoroço, não apenas por seu conjunto de duas rodas dianteiras capazes de se inclinar, mas também pelo seu segmento. Afinal ela era uma naked? Uma esportiva? Uma touring?
A marca dos diapasões vendeu-a como uma esportiva exótica e futurista, mas após passar alguns dias nas mãos de jornalistas nos alpes europeus, percebeu-se que a Niken tinha mais vocação para ser uma sport-touring. Foi o ponto de partida para a criação dessa versão GT.
Para fazê-la se enquadrar na proposta, a Yamaha instalou um novo para-brisa mais alto e amplo, um descanso central, um assento mais confortável para piloto e passageiro, manoplas aquecidas, tomadas de 12 volts, um par de alforjes rígidos laterais e um suporte pronto para receber um top case. Para a pilotagem, a Niken conta com cruise control, quickshifter e três modos de pilotagem.
O único detalhe que a Yamaha não resolveu é a pequena capacidade do tanque de combustível de apenas 4,8 litros, muito pouco para encarar uma viagem longa com tranquilidade. Entretanto, se você pretende pegar a estrada com estilo, não há nada igual, exceto o exótico Can-Am, com a qual deve concorrer.
Nos Estados Unidos, a nova Yamaha Niken GT será oferecida por US$ 17.299 dólares (cerca de R$ 64.530,00) além de uma taxa extra de US$ 450 para o frete. Mesmo no mercado europeu, seu desempenho ainda é uma incógnita, de modo que é bastante difícil imaginá-la no Brasil no curto-prazo.