A Yamaha está apresentando, no Salão de Milão, a FJR1300 AS/AE Ultimate Edition, presumidamente o último modelo da icônica sport-touring, que deve ter sua produção encerrada com a chegada do Euro5 nos próximos anos.
Para marcar os seus quase 20 anos de atividades, a Yamaha deu à FJR 1300 uma nova pintura em preto e dourado. As rodas, de três raios, também receberam um acabamento dourado, assim como o logotipo da motocicleta, que é diferente do modelo padrão.
Guidão, risers, mesa superior, bocal do tanque de combustível, alças de apoio, pinças de freio e pedaleiras também foram pintadas de preto. O para-brisa é mais alto, ajustável eletricamente, com defletores adicionais. Também a bordo estão malas rígidas com acabamento especial, manoplas com aquecimento e uma tomada 12V.
O chassi, em dupla trave de alumínio e o motor de 1.298 cm³ com quatro cilindros em linha movimentado por eixo cardã permaneceram inalterados. O rendimento é de 144 cv, potência de cair o queixo no começo do século, mas que já não é capaz de levantar nenhuma sobrancelha atualmente. A Ultimate Edition chega aos concessionários europeus em dezembro.
Com a chegada do Euro5 em 1º de janeiro de 2020, a FJR1300 entra em seus últimos meses de produção e a Ultimate Edition deve ser oferecida apenas enquanto tiver estoque. O que nos faz pensar em como será sua substituta, que certamente já está nos planos de Iwata, já que o segmento Sport-touring está novamente em alta.