A Yamaha apresentou hoje (5), em sua premiere no Salão de Milão, a aguardadíssima Ténéré 700, versão adventure da MT-07. Com diversos componentes específicos e desenvolvida por uma equipe de pilotos campeões, a big trail promete ser a motocicleta mais preparada do segmento para encarar o off-road.
Esse foi um dos lançamentos mais esperados da década. Apresentada como conceito T7 em 2016, a expectativa era de que a Ténéré 700 debutasse no Salão de Milão de 2017, mas não foi o que aconteceu. Ao invés disso, a Yamaha optou por passar o ano desenvolvendo o protótipo em uma turnê mundial por quase todos os continentes do planeta.
Pilotos oficiais da Yamaha, do passado e do presente, como Stéphane Peterhansel, Alessandro Boturi e Adrian Van Beveren (principal piloto da marca no Rali Dakar) foram os responsáveis pelas direções de seu desenvolvimento. Por isso não foi surpresa nenhuma todos estarem na primeira fila da apresentação para revelar a Ténéré 700 definitiva, muito semelhante em termos de design com os protótipos dos últimos anos.
Como era de se esperar, a Ténéré 700 conta com o mesmo motor bicilíndrico de 689 cm³ que equipa a MT-07, o que significa 75 cv de potência e 6,05 kgf.m de torque. Contudo, a marca dos diapasões ainda não revelou os números exatos, se limitando a dizer que seus ajustes são específicos. O quadro é do tipo berço duplo de aço e deriva do conceito T7. A caixa de câmbio de seis marchas também foi modificada para atender sua nova finalidade.
As suspensões são completamente ajustáveis, com dois garfos invertidos de 43mm na dianteira e um amortecedor regulável de forma remota na traseira. As rodas raiadas são de 21 e 18 polegadas, com dois discos de freio Brembo duplos de 282mm na frente e outro simples de 345mm atrás. O ABS pode ser desligado.
Protegido por um generoso para-brisa, a Ténéré 700 conta com um painel “dakariano” compacto de LCD na qual mostra velocidade, rotações, nível e alcance de combustível, viagens e muito mais. À sua frente, o conjunto óptico agrupa quatro faróis de LED dentro de uma cúpula transparente.
O tanque combustível tem uma autonomia de 16 litros, bastante limitada para o segmento, mas, de acordo com a Yamaha, graças aos ajustes feitos no motor, a Ténéré 700 é capaz de percorrer 350 km sem reabastecer. A motocicleta foi mostrada com diversos acessórios, como protetores de cárter e de mãos.
A nova Ténéré 700 será disponibilizada na Europa em três opções de cores: preta (Power Black), branca (Competition White) e cinza com azul (Ceramic Ice). O preço ainda não foi confirmado e sua chegada ás concessionárias do velho continente acontecerá apenas no segundo semestre de 2019.
Yamaha Ténéré 700 – principais características técnicas
• Motor de dois cilindros e 689cc a 4 tempos
• Novo quadro em tubos de aço leve com berço duplo
• Corpo e assento fino, compacto e ergonômico
• Dianteira de rali agressiva com quatro faróis de LED e duas luzes de posição de LED
• Garfo invertido de 43mm ajustável e 210 mm de curso
• Suspensão traseira com controle remoto e curso de 200 mm
• Painel do tipo “rally” compacto com guidão perfilado
• Rodas raiadas de 21 polegadas/18 polegadas com pneus de turismo
• Tanque de combustível com capacidade de 16 litros para percorrer mais de 350 km
• Instrumentos multifuncionais compactos do tipo rally
• ABS comutável
• Para-brisa e protetores de mão para uma boa proteção do motociclista