A Yamaha está apresentando essa semana no Salão de Milão (EICMA) uma Super Ténéré 1200, especial chamada de “Raid Edition”. A versão conta com acessórios a mais para encarar estradas bem longe do asfalto.
Os principais são as malas laterais de alumínio, com capacidade para 37 litros de carga. Com cantoneiras de polímero reforçado, os alforjes estão instalados em placas de fácil colocação e retirada, algo importante após um dia inteiro de viagem.
A big trail também conta com um para-brisa mais alto, defletores de vento, protetor de cárter, painéis laterais de carbono e luzes de neblina. Grafismos com a nomenclatura “Raid Edition” completam o visual da motocicleta.
Mecanicamente, nenhuma alteração foi feita, mantendo-se o mesmo motor de dois cilindros paralelos de 1199cc, capaz de oferecer 112 cv à 7.250 rpm, com um torque de 11,9 kgf.m à 6.000 giros. O propulsor é de duplo comando com refrigeração líquida e o câmbio tem seis marchas.
Na parte eletrônica, a “Ténérézona”, como também é conhecida, não deixa nada a desejar, contendo suspensão eletronicamente ajustável, dois modos de pilotagem (Sport e Touring), dois de controle de tração (TCS1, TCS2 e Off), além de cruise control, o popular piloto automático.
Apesar de seu lançamento já ter acontecido há alguns anos, a Ténéré 1200 segue sendo bastante moderna. As mudanças apenas servem para aperfeiçoar ainda mais o modelo, em um dos segmentos mais disputados da atualidade. A XT1200ZE passa a ser entregue nos concessionários europeus a partir de março nas cores azul e preta.