Aproveitando a febre retrô, a Yamaha anunciou, no Salão de Milão, a criação do “Racing Heritage Club” (YRHC), que visa reunir os colecionadores de motos de corrida clássicas da marca.
Assim que os colecionadores registrarem suas máquinas no clube, eles obterão suporte dos engenheiros da Yamaha e acesso a dados técnicos para ajudar na manutenção da motocicleta vintage. Os membros também receberão descontos em peças genuínas e assistência com substituições adequadas para peças descontinuadas.
“Fundamos o clube não apenas para comemorar a rica história de competição da Yamaha, mas também para salvaguardá-la e torná-la viva para que as gerações futuras possam desfrutar pessoalmente”, disse o Diretor de Marketing da Yamaha da Europa, Paolo Pavesio. “Nós queremos que essas motos sejam vistas e ouvidas novamente, não apenas para ficarem paradas em uma coleção, e é por isso que apoiar os colecionadores na restauração e manutenção de suas bicicletas é um dos principais objetivos do YHRC.”
O clube aceitará motos descendentes de corrida de 1955 até o final da era de dois tempos (2003), juntamente com máquinas do Mundial de Superbike (WSBK) e Mundial de Endurance (EWC) de 1987 a 2009. O YHRC também vai admitir as motos de Rali Dakar que correram na África (antes de 2007) e de motocross que correram antes de 1998.
“Queremos compartilhar nossa herança de competição com o maior público possível, e é por isso que o YRHC participará de uma série de eventos todos os anos para mostrar essas motocicletas históricas, reunindo-as com os pilotos do passado e do presente para manter nossa herança viva“, finalizou Pavesio.
Interessante observar a mudança de mentalidade que vem ocorrendo: marcas como Harley-Davidson e Ducati sempre enfatizaram cada detalhe de sua história, mas pecavam por se focar em poucos segmentos, algo que vêm tentando consertar nos últimos anos. Enquanto isso, as japonesas, que sempre produziram todos os gêneros sempre olharam apenas para o futuro, mas têm descobrido que também possuem (muita) história para celebrar – e preservar.