A Yamaha revelou hoje (5), no Salão de Milão, a nova XSR700 “XTribute”, versão especial da roadster retrô japonesa. Com elementos do estilo Scrambler, o modelo presta tributo à clássica XT500.
Apresentada em 2015, a Yamaha XSR700 nada mais é do que a versão retrô da MT-07, possuindo farol redondo, tanque de alumínio, assento de couro e outras caracterizações. Infelizmente essa belezinha, assim como sua irmã maior XSR900 (que deriva da MT-09) nunca veio ao Brasil.
Na Europa, no entanto, o segmento das clássicas continua a todo o vapor, assim como as Scrambler modernas. Portanto, não é muito difícil imaginar os executivos da Yamaha pensando em juntar as duas coisas e ainda homenagear um modelo icônico de seu próprio passado, como a XT500, fabricada entre 1976 e 1991.
Essa XSR700, portanto, contém a mesma cor prateada e os mesmos grafismos que adornavam a XT500 de 1981. Embora esteja muito longe de atingir a mesma polivalência no off-road de sua antecessora, o novo modelo recebeu alguns elementos para fazer bonito fora do asfalto.
A motocicleta conta agora com um novo guidão cônico para o piloto se segurar melhor, assim como pedaleiras com garras mais robustas para um pouco mais de aderência. As rodas douradas de 10 raios receberam pneus Pirelli MT60RS mistos (120/70 R17 na dianteira e 180/505 R17 na traseira), enquanto que os garfos contam com proteções sanfonadas de borracha.
Para contrastar com a cor prateada e deixá-la mais parecida com a XT500, várias partes foram pintadas de preto, como as tampas do motor, da bateria e os tubos do quadro. Protetores do radiador e capa do painel também foram escurecidos. Este, aliás, é completamente digital, apesar do formato.
Nada foi alterado na parte mecânica com o motor bicilíndrico de 689cm³ rendendo bons 74,8 cv à 9.000 rpm e um torque de 6,9 rpm à 6.500 rotações. A Yamaha pretende disponibilizar, como opcional, um escapamento Akrapovic de alto nível, que deve aumentar um pouquinho a potência. As entregas começam em abril de 2019.