A Yamaha apresentou ontem (3) uma Tracer 700 atualizada para 2020. A crossover média da marca recebeu seu primeiro facelift e agora tem um motor já de acordo com as novas legislações ambientais da Europa.
Assim como já tinha sido visto nos modelos MT-125 e MT-03, apresentados no mês passado, a Tracer 700 ganhou um novo conjunto óptico dianteiro, com faróis duplos de aspecto mais agressivo, que empresta ares de YZF-R1 à motocicleta. Nota-se também que a motocicleta recebeu inspiração de sua irmã trilheira, a Ténéré 700.
O para-brisa, por exemplo, foi reprojetado para oferecer melhor proteção contra intempéries do tempo. A peça agora pode ser aumentada em 60mm. O guidão, por sua vez, está 34 mm mais largo e conta com um suporte para GPS ou smartphone. O assento foi modificado para ficar mais confortável em longas viagens.
O painel, embora não seja de TFT, foi modificado agora possui visualização negativada, ou seja, fundo preto e informações claras, como já pode ser visto nos modelos da Honda. Além disso, o display oferece a opção de mudar de cores.
Mecanicamente, a Tracer 700 permaneceu inalterada, com o cultuado motor de dois cilindros paralelos “crossplane” recebendo apenas um novo escapamento, com uma nova curvatura de tubos para se enquadrar às exigências do Euro5, que passa a vigorar em 1º de janeiro de 2020.
Embora tenha um aspecto desajeitado, o escapamento permitiu que a Tracer 700 permanecesse desenvolvendo os mesmos 74,8 cv de antes, mas que agora estão totalmente disponíveis a 8.750 rpm (anteriormente a 9.000 rpm) e 6,93 kgf.m a 6.500 rpm. O peso, de 196 kg, também manteve-se inalterado, de modo que o modelo 2020 deve ser tão ágil quanto o anterior.
Nas suspensões, enquanto a Tracer 700 antiga tinha que se contentar apenas com um amortecedor regulável na traseira, o novo modelo recebeu garfos ajustáveis de 41mm na dianteira, tanto na pré-carga quanto rebote. O curso, no entanto permanece o mesmo, 130mm. Os discos de freio dianteira possuem 282mm de diâmetro.
A nova Yamaha Tracer 700 deve chegar às concessionárias europeias entre fevereiro e março de 2020 em três opções de cores: Icon Grey, Sonic Grey e Phantom Blue. Inexplicavelmente, Yamaha do Brasil não disponibiliza esse modelo no Brasil, preferindo oferecer apenas a mais cara Tracer 900 GT.