A Yamaha está apresentando essa semana, no Salão de Milão (EICMA), a versão 2018 da YZF-R1m. A venerada motocicleta japonesa ganhou atualizações eletrônicas para permanecer no “Olimpo” das superbikes de produção.
A R1m agora possui o sistema de suspensão mais sofisticado já desenvolvido pela Öhlins para uma motocicleta de rua, o Smart EC2 ERS. O dispositivo é capaz de filtrar as irregularidades do asfalto ajustando os garfos e amortecedor em tempo real.
Esse controle só foi possível atualizando ainda mais a já moderna ECU da motocicleta, capaz de medir seis eixos inerciais ao mesmo tempo. Dessa forma, configurações prévias de aceleração, frenagem e contorno de curvas são enviados às suspensões, tornando a estabilidade muito melhorada.
Graças ao novo módulo eletrônico, a R1m pôde ganhar um quickshifter bidirecional (QSS), que também funciona nas marchas para baixo. O dispositivo é acionado através do Yamaha Ride Control (YRC) no painel digital em TFT do modelo.
A superbike ainda conta com controle de largada, controle de freio-motor, diversos níveis de controle de tração e de ABS, que é derivado das pistas. Os freios são combinados, o que na Yamaha é chamado de Unified Braking System (UBS). O modelo possui também anti-wheelie, recurso que previne empinadas indesejadas.
Mecanicamente, o motor de quatro cilindros em linha de 998 cm³ com virabrequim de fluxo cruzado (o polêmico “Crossplane”) permaneceu inalterado. A potência é de 200 cv a 13.500 rpm com um torque de 11.50 kgf.m a 11.500 giros.
Na carroceria, as carenagens em carbono da R1m possuem novos grafismos nas cores prata, azul e preto, combinação chamada de “Silver Blu Carbon”. Já a R1 standard ganhou uma nova opção inteiramente azulada, a “Race Blu”.