A Yamaha apresentou hoje (5), no Salão de Milão, uma YZF-R1 especial. Trata-se da GYTR, edição limitada comemorativa dos 20 anos de seu lançamento. O modelo, com especificações de competição, pretende ser a melhor já produzida e terá apenas 20 unidades fabricadas.
Desenvolvida pela Yamaha Austrian Racing Team (YART), a equipe principal da marca nas corridas de Endurance, a YZF-R1 foi apresentada por Michael van der Mark, piloto do Mundial de Superbike e campeão das 8 Horas de Suzuka ao lado de Alex Lowes e Katsuyuki Nakasuga com um modelo similar esse ano.
As carenagens, pintadas nas mesmas cores da primeira R1 de 1998, são de fibra de carbono, enquanto que os garfos são Öhlins FGRT 219, mesma marca do amortecedor traseiro, modelo TTX36 GP, ambos totalmente ajustáveis eletronicamente. Os freios são confiados por pinças Brembo, também de alta especificação.
Completando o pacote, a YZF-R1 foi equipada com um novo sistema de escapamento Akrapovic Evo 2, integralmente construído em titânio. Outros componentes e peças especiais vem do catálogo da empresa luxemburguesa Gilles Tooling.
Para controlar tudo, a Yamaha instalou nessa R1 uma ECU de competição, capaz de controlar diversos parâmetros, além de disponibilizar cabos de competição e uma calculadora. Cada unidade será testada em um dinamômetro, para que um acerto seja mapeado e permita que o proprietário possa desfrutar plenamente de seu novo brinquedo.