A Yamaha apresentou hoje (6) no Salão de Milão a MT-09 SP, nova versão topo de linha da renomada naked tricilíndrica. Com componentes de grife, a expectativa é de que a pilotagem fique ainda mais rápida e divertida.
Esteticamente, a MT-09 SP não passou por grandes modificações, mantendo o mesmo design que fora renovado no ano passado. A pintura Silver Blu Carbon, porém, é a mesma da MT-10 SP, ou seja, uma combinação de preto e cinza, com detalhes em azul, como nas rodas, por exemplo.
As semelhanças com a MT-10 continuam no conjunto óptico dianteiro, composto de dois projetores e luzes de posição de LED. Na traseira, o suporte para a placa é montado lateralmente no braço oscilante e o painel digital exibe as funções em branco sobre um fundo preto.
As diferenças mais importantes, no entanto estão nas suspensões. As bengalas dianteiras invertidas são da Öhlins, assim como o amortecedor traseiro, ambos facilmente reguláveis remotamente. O excelente motor tricilíndrico de 847cc não foi modificado, permanecendo com a mesma potência original, 115 cv.
A parte eletrônica, contudo, recebeu aprimoramentos. A MT-09 recebeu quickshifter, habilitando o piloto a rápidas trocas de marcha, embreagem deslizante para manter o manete mais leve, controle de tração comutável e um novo modo de pilotagem, chamado de D-MODE. A motocicleta será disponibilizada na Europa a partir de janeiro.