A Yamaha apresentou hoje (8), no Salão de Milão o T7, conceito de motocicleta off-road que utiliza a mesma base mecânica da naked MT-07. Especula-se que, com a evolução desse projeto, a marca venha a aposentar a XT660.
Trata-se de uma motocicleta genuinamente trilheira, com suspensões altas, rodas raiadas de 21 e 18 polegadas e pneus com garras. Até o banco (com 895mm de altura em relação ao solo) é do tipo endurista se estendendo sobre o tanque vulcão confeccionado em alumínio.
Em meio a um chassi desenvolvido especificamente para esse projeto, o motor e câmbio são os mesmos da MT-07, ou seja, um bicilíndrico paralelo de 689 cm³, que desenvolve 74,8 cv de potência e 6,9 kgf.m de torque. Muito mais do que os 48 cv oferecidos pelo monocilindrico da XT660.
Outros detalhes interessantes do T7 são o conjunto óptico, com quatro faróis pequenos, painel que lembra os mapas de navegação das motos do Rali Dakar, escapamento Akrapovic feito sob encomenda e suspensão KYB de alta especificação. As carenagens laterais são de fibra de carbono.
A Yamaha fez questão de frisar que o T7 é apenas um conceito, mas o que se falou entre os jornalistas é que a motocicleta poderá vir a substituir a clássica XT660, já que seu motor não está em conformidade com as novas normas antipoluição mundiais. Vale lembrar que uma versão “Ténéré” da MT-07 já foi flagrada em testes ainda esse ano.