As impressionantes Ninja H2 e H2R não foram as únicas boas novidades no estande da Kawasaki no Salão de Milão, na Itália. A marca verde trouxe uma série de novas esportivas de baixa cilindrada.
A primeira delas é a Kawasaki Z300. Inspirada nas irmãs maiores, Z800 e Z1000, basicamente ela é a versão naked da Ninja 300, a popular ‘Ninjinha’. Ela utiliza, portanto, o mesmo motor bicilíndrico paralelo de 296 cm³, que desenvolve 39 cv e 2,8 ‘quilos’ de torque.
Componentes ciclísticos também são todos da Ninja 300, ou seja, as mesmas bengalas convencionais reguláveis e o mesmo disco freio único, de 290 milímetros com pinça de dois pistões na dianteira. Apenas o guidão foi modificado para uma posição mais urbana e relaxada.
Há uma versão ainda menor, chamada de Z250 SL. Mais acessível, a menor das Z possui um motor monocilíndrico de 249 cm³, capaz de produzir 28 cv e 2,2 mkgf de torque. Segundo a Kawasaki o ‘punch’ em baixos e médios regimes é generoso.
A pequena naked possui uma irmã ‘vestida’, chamada de Ninja 250 SL. Mecanicamente as duas são idênticas. O quadro é de treliça de aço, as suspensões possuem ajuste de mola e pré-carga. São dois discos de freio; um de 290 milímetros com pinça de dois pistões na dianteira; outro de 220 milímetros com pistão simples na traseira. O ABS, é opcional.
Todos esses três modelos foram desenvolvidos principalmente para o mercado asiático, região onde a tributação para motos acima de 300 cc é altíssima. Entretanto estão vindo também para a Europa, onde estão começando a fazer sucesso.
As pequenas Kawasaki vão enfrentar a concorrência em segmentos diferentes. Enquanto Z300 e Z250 SL querem roubar adeptos da Suzuki Inazuma 250F, a Ninja 250 SL entra no efervescente nicho das pequenas carenadas, onde Honda CBR 250R, Yamaha R3 e a própria Ninja 300 brigam ferozmente.
As chances das três aportarem no Brasil são pequenas. Instalada oficialmente no Brasil desde 2010, a Kawasaki ainda não tem presença de mercado para invadir o concorrido segmento das pequenas/médias dessa forma. Entretanto, uma delas, possivelmente a Z300 não é impossível. Aguardemos.