A Triumph revelou hoje (7), no Salão de Milão, a nova linha Tiger 800 para 2018. Com vários aprimoramentos gerais, a big trail média busca satisfazer todos os estilos oferecendo nada menos dos que seis versões diferentes.
Protótipos já haviam sido flagrados em testes nos últimos meses e, embora o modelo 2018 não seja exatamente uma nova geração, mais de 200 modificações foram feitas, entre motor, chassi e eletrônica, afirma a marca inglesa.
Ao contrário do que se esperava (e do que fez a sua rival BMW F850GS), a Triumph não aumentou a capacidade cúbica do motor. A potência segue sendo 95 cv, entretanto a resposta em baixos giros ficou mais rápida, graças ao encurtamento da 1º marcha. O escapamento tem novos catalisadores também.
As linhas da carroceria foram sutilmente modificadas, mas a Tiger 800 manteve o seu estilo geral inalterado. Contribuiu para a sensação de mudança as novas cores escolhidas para as seis variações diferentes, XCx, XCa, XRx, XRx “Low”, XR e XRt.
Ao sentar-se atrás do guidão, o grande destaque é o novo painel digital em TFT, semelhante ao da Street Triple 765 RS, apresentada em janeiro. A tecnologia é definitivamente farta, com acelerador ride by wire, seis modos de pilotagem, vários níveis de controle de tração, cruise control, além de manoplas e assentos aquecidos.
Como já vem fazendo há alguns anos, a Triumph subdividiu o público das Tiger 800 em complexas versões com propósitos diferentes. Podemos dizer que, em linhas gerais, as siglas XR são mais voltadas ao on-road enquanto que as siglas XC se preocupam mais com o off-road, tanto é que o controle de tração e ABS podem ser desligados.
Esmiuçar cada uma delas em palavras seria confuso demais, por isso a Triumph facilitou nossa vida na tabela abaixo onde suas diferenças ficam mais claras. Mas é preciso manjar um pouco de inglês. Escolha a sua preferida abaixo!
Triumph Tiger 800 XCa
Triumph Tiger 800 XR
Triumph Tiger 800 XRx
Triumph Tiger 800 XRx “Low”
Triumph Tiger 800 XRt