A Triumph está apresentando essa semana no Salão de Milão (EICMA) uma Tiger 1200 com bastantes aprimoramentos em seu modelo 2018. A big trail possui seis versões diferentes, para satisfazer todos os tipos de condutores.
De acordo com a marca inglesa, mais de 100 refinamentos foram feitos, fazendo com que a Tiger 1200 perdesse cerca de 10 quilos. Além das gordurinhas, a motocicleta também dispensou o sobrenome ‘Explorer’ que vinha utilizando nos últimos anos.
A principal novidade foi a introdução de uma centralina eletrônica mais sofisticada, o que habilitou a Tiger 1200 a possuir uma suspensão semi-ativa ainda mais completa, além de ABS em curvas. Um novo painel digital colorido em TFT também foi introduzido, com seus comandos acionados facilmente pelos punhos.
A motocicleta ainda conta com quickshifter bidirecional, luzes de LED que acompanham o movimento das curvas, piloto automático, para-brisas regulável eletricamente, assentos e punhos aquecidos e ignição sem chave. Isso para não mencionar os modos de pilotagem e de controle de tração. É tecnologia à beça, realmente.
O motor de três cilindros em linha com 1.215cm³ permaneceu praticamente inalterado, mas mudanças no escapamento fizeram-no oxigenar ligeiramente mais e ficar mais “responsivo”. Isso pode ser traduzido em uma potência de 141 cv à 9.350 rpm com um torque de 12,5 kgf.m à 6.200 giros.
O chassi continua a ser do tipo tubular treliçado de aço, com bengalas invertidas de 48mm fornecidas pela WP. Atrás, amortecedor com reservatório de óleo, completamente regulável, é claro. São dois discos de freio de 305mm, mordidos por pinças Brembo de quatro pistões na dianteira e disco simples de 282mm com pinça Nissin de dois pistões na traseira.
Assim como a Triumph Tiger 800, que também foi apresentada com vários aperfeiçoamentos em Milão, a Tiger 1200 é oferecida em seis versões diferentes. São quatro siglas XR (uma mais baixa chamada “Low”) voltadas ao asfalto e duas siglas XC, para quem busca o off-road.
Como todas as versões são vendidas no Brasil e a Triumph não costuma perder muito tempo para trazer suas novidades para cá, é bastante provável que as novas Tiger 1200 estejam nas concessionárias brasileiras em meados de 2018.