A Suzuki está apresentando essa semana, no Salão de Milão, uma GSX-S1000 Katana atualizada para 2022. A naked retrô japonesa ganhou um motor mais potente, atualizações eletrônicas e novas cores.
Embora seja derivado da GSX-R1000 “K5” de 2005, o motor de quatro cilindros de 999 cm³ há muito é considerado uma obra de arte e, graças à novas molas de válvula, sincronização modificada com menos curso e menos sobreposição e um novo sistema de escapamento obedece perfeitamente ao Euro5, mesmo aos 16 anos de idade.
Além disso os engenheiros de Hamamatsu instalaram uma nova caixa de ar que traz menos contrapressão e mais volume. O ar filtrado é processado em um novo sistema de injeção com borboletas de 44 milímetros (40 milímetros em 2021). Isso resultou em uma potência final aumentada de 150 cv a 10.000 rpm para 152 cv a 11.000 rpm.
Embora a Katana, assim como os outros modelos GSX-S 1000 tenha perdido dois Nm no topo da faixa de rotações, o novo arranjo do motor suaviza a curva de torque na faixa média relevante. Ou seja, os 106 Nm entregues a 9.250 giros garantirão a força de tração em 2022 e perda nem será notada.
Um novo acelerador ride-by-wire permite não apenas uma entrega de potência mais suave, mas também uma eletrônica aprimorada, que conta com três modos de pilotagem, embreagem deslizante, quickshifter com autoblipper e controle de tração de cinco níveis. O painel digital ganhou um novo modo “noturno” vermelho.
O chassi, uma estrutura em dupla trave de alumínio, com garfos invertidos e amortecedor traseiro KYB (ambos totalmente reguláveis) permaneceu inalterado, assim como o sistema de freios radiais monobloco da Brembo que agarram grandes discos dianteiros de 310 mm. Nem precisava mudar, já que funcionam exemplarmente.
Mas as mudanças que mais saltam a vista na Katana são suas opções de cores. Saem de cena o prata e o preto que estavam disponíveis até 2021 e entra um belíssimo tom de Azul Estelar (Metallic Mat Stellar Blue) com rodas douradas e Cinza Ferro Sólido (Solid Iron Gray) com rodas vermelhas, aliados a novos grafismos.
São as mudanças mais significativas no modelo introduzido em 2019 para homenagear a Suzuki Katana original, apresentada em 1982, uma moto que o Brasil nunca conheceu, assim como essa, infelizmente. Na Europa, o modelo chega no começo de 2022 por aproximadamente 14.000 euros.