Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Salão de Milão: Suzuki revela Katana mais afiada para 2022

Lucas Carioli 23 de novembro de 2021




A Suzuki está apresentando essa semana, no Salão de Milão, uma GSX-S1000 Katana atualizada para 2022. A naked retrô japonesa ganhou um motor mais potente, atualizações eletrônicas e novas cores.

Embora seja derivado da GSX-R1000 “K5” de 2005, o motor de quatro cilindros de 999 cm³ há muito é considerado uma obra de arte e, graças à novas molas de válvula, sincronização modificada com menos curso e menos sobreposição e um novo sistema de escapamento obedece perfeitamente ao Euro5, mesmo aos 16 anos de idade.

Além disso os engenheiros de Hamamatsu instalaram uma nova caixa de ar que traz menos contrapressão e mais volume. O ar filtrado é processado em um novo sistema de injeção com borboletas de 44 milímetros (40 milímetros em 2021). Isso resultou em uma potência final aumentada de 150 cv a 10.000 rpm para 152 cv a 11.000 rpm.



Embora a Katana, assim como os outros modelos GSX-S 1000 tenha perdido dois Nm no topo da faixa de rotações, o novo arranjo do motor suaviza a curva de torque na faixa média relevante. Ou seja, os 106 Nm entregues a 9.250 giros garantirão a força de tração em 2022 e perda nem será notada.

Um novo acelerador ride-by-wire permite não apenas uma entrega de potência mais suave, mas também uma eletrônica aprimorada, que conta com três modos de pilotagem, embreagem deslizante, quickshifter com autoblipper e controle de tração de cinco níveis. O painel digital ganhou um novo modo “noturno” vermelho.

O chassi, uma estrutura em dupla trave de alumínio, com garfos invertidos e amortecedor traseiro KYB (ambos totalmente reguláveis) permaneceu inalterado, assim como o sistema de freios radiais monobloco da Brembo que agarram grandes discos dianteiros de 310 mm. Nem precisava mudar, já que funcionam exemplarmente.

Mas as mudanças que mais saltam a vista na Katana são suas opções de cores. Saem de cena o prata e o preto que estavam disponíveis até 2021 e entra um belíssimo tom de Azul Estelar (Metallic Mat Stellar Blue) com rodas douradas e Cinza Ferro Sólido (Solid Iron Gray) com rodas vermelhas, aliados a novos grafismos.

São as mudanças mais significativas no modelo introduzido em 2019 para homenagear a Suzuki Katana original, apresentada em 1982, uma moto que o Brasil nunca conheceu, assim como essa, infelizmente. Na Europa, o modelo chega no começo de 2022 por aproximadamente 14.000 euros.




Tags: GSX-S1000 Katana Notícias Salão de Milão Suzuki

Continue Reading

Previous: Salão de Milão: Honda apresenta ADV de 350cc
Next: Salão de Milão: Bimota KB4 é apresentada. Veja as fotos

Leia também

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040
  • Notícias

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040

3 de junho de 2025
Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto
  • Notícias

Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto

30 de maio de 2025
Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho
  • Notícias

Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho

29 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.