Depois de uma longa espera, a Suzuki finalmente apresentou hoje (8) no Salão de Milão as aguardadíssimas GSX-R 250 e V-Strom 250 em solo europeu. Os modelos marcam a entrada da marca japonesa no concorrido segmento de um quarto de litro.
Tendo sido avistada várias vezes em testes, a GSX-R 250 já havia sido apresentada na China no mês passado, mas sua presença no ocidente ainda era incerta. Agora, no entanto, a Suzuki possui sua arma para enfrentar Kawasaki Ninja 300, Yamaha R3 e Honda CBR250RR.
Com um design moderno e anguloso, a GSX-R 250 não perde em nada para as rivais nesse quesito. O motor, por outro lado, é o mesmo bicilíndrico paralelo de 248 cm³ que equipa a Suzuki Inazuma remapeado para entregar mais força a médios e altos regimes. A potência fica em torno dos 26 cv a 8.000 rpm com um torque de 2,39 kgf.m a 6.500 giros.
O painel é inteiramente digital em LCD e os freios (discos simples em formato de pétala com pinças de dois pistões) possuem ABS de série. O peso total é de 181 kg, a altura do assento (em dois níveis) é de 790mm o tanque de combustível comporta 15 litros. As suspensões, embora convencionais, possuem regulagens exclusivas para esse modelo.
Suzuki DL250 V-Strom
Ainda mais surpreendente que a GSX-R 250 foi o lançamento da V-Strom 250, irmã caçula da família touring da marca de Hamamatsu, que conta com modelos de 650cc e 1000 cilindradas. O modelo também é inteiramente baseado na Inazuma 250, possuindo o mesmo conjunto motriz.
No lançamento, a Suzuki disse que a menor das V-Strom é uma motocicleta “de aventura igualmente apta para passeios diários e longas viagens”. Por isso, apesar de possuir o mesmo motor da Inazuma 250, a marca trabalhou sua ECU para deixá-lo mais suave em todas as faixas de rotação e ampliar a autonomia, por volta dos 350 km.
O design é inteiramente novo e condizente com o restante da linha, exceto pelo farol redondo que destoa do conjunto. No mais, a V-Strom 250 possui o mesmo “look de BMW”, com um bico na dianteira, grandes abas no tanque de combustível (de 17 litros), guidão alto e banco confortável, já com apoios para colocar baú e alforjes.
Atrás de um pequeno para-brisa não regulável, o painel é inteiramente digital e o ABS fornecido pela Bosch vem de série. A altura do assento é de 80 cm e o peso total 190 kg. Será oferecida com três opções de cores: Preta (Pearl Nebular Black), amarela (Solid Dazzling Cool Yellow) e vermelha (Metallic Diamond Red).