Um dos lançamentos mais aguardados do Salão de Milão 2017 era a Yamaha Ténéré 700. Mas, o que a marca de diapasões nos mostrou este ano não foi nada mais do que um novo conceito. Isso não significa, no entanto, que os japoneses tenham desistido da ideia.
Exatamente um ano atrás, a Yamaha nos encantava com o lançamento do T7 Concept. Com motor da MT-07, pneus de trilha, suspensão alta e visual “Dakariano”, a motocicleta parecia um ensaio final para o lançamento de uma nova trail média no ano seguinte.
Os meses foram passando e protótipos continuaram a ser flagrados em teste. Com a XT660 ficando cada vez mais defasada, agora com o Euro4 a pleno vigor, todos estavam certos de que uma Yamaha Ténéré 700 seria revelada em Milão.
Em vez disso, o que a marca dos diapasões nos mostrou em sua premiere foi a “Ténéré 700 World Raid”, nada mais do que uma versão um pouco mais trabalhada do mesmo T7 Concept do ano passado. Mas o que aconteceu com a versão de produção?
De acordo com a Yamaha, apesar dos 12 meses de testes, eles ainda não ficaram satisfeitos com o desenvolvimento da motocicleta em estradas públicas. E no meio do caminho, eles tiveram outra ideia: Por que não levar o protótipo em uma turnê mundial para desenvolvê-la nos quatro cantos do mundo?
Essa aventura terá lugar em recantos remotos e difíceis da América, Oceania, África e Europa ao longo de 2018 com um grupo de pilotos de teste da Yamaha. O lado bom da coisa é que os fãs poderão ver e ouvir sua passagem, algo que marca está chamando de “o futuro da pilotagem adventure”.
O conceito? Só o que podemos dizer é que seu design é menos futurista e mais próximo do que viria a ser uma Ténéré de produção. O chassi é de aço, os garfos dianteiros invertidos e os painéis laterais são de fibra de carbono. Os faróis são quatro projetores de LED e o escapamento Akrapovic.