A MV Agusta está expondo essa semana no Salão de Milão, na Itália, a linha 2017 da Brutale 800 RR. A naked da marca de Varese ganhou uma eletrônica atualizada e um motor mais silencioso, já em conformidade com as novas leis antipoluição.
Desde o seu lançamento, a Brutale sempre foi uma obra-prima, principalmente em termos de design. Portanto, com a crise que atravessa, é natural que a MV Agusta apenas tenha se concentrado em refiná-la, ao invés de realizar profundas, caras e desnecessárias mudanças.
Isso quer dizer que (felizmente) nada foi alterado nas suas ainda belíssimas linhas, esculpidas como se fossem uma escultura renascentista. O motor de três cilindros em linha também permanece o mesmo, rendendo brutais 140 cv a 13.100 rpm, com um torque de 8,77 kgf.m a 10.100 giros.
A única diferença está no escapamento, maior e mais pesado (o que elevou o peso de 168 para 175 kg). O objetivo foi deixar a Brutale 50% mais silenciosa e com menos emissões de poluentes, uma exigência do Euro4, a partir do próximo ano. A potência, contudo, permaneceu a mesma.
Houve também alterações no pacote eletrônico. A Brutale agora conta com Quickshifter bidirecional e sem costuras (atuando em trocas para cima e para baixo), um acelerador Ride-By-Wire mais completo e uma função de diagnóstico incorporada ao painel. O controle de tração tem oito níveis e o ABS da Bosch é de canal duplo.
Na ciclística, os garfos dianteiros continuam a ser Marzocchi totalmente reguláveis, assim como a mola traseira Sachs. A novidade fica por conta de um útil amortecedor de direção para manter o guidão firme em altas velocidades. Os discos de freio dianteiros possuem 320 mm de diâmetro, com pinças Brembo de quatro pistões radiais. Nada ainda foi dito sobre preço e disponibilidades.