Os organizadores do Salão de Milão anunciaram essa semana que o evento está com um novo nome e logotipo. O objetivo, segundo eles, é melhor se adequar à nova fase que começa esse ano.
O nome oficial passou de “Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori” para apenas “Esposizione Internazionale Delle Due Ruote” (Exposição Internacional de Duas Rodas), o que acaba por descaracterizar a sigla na qual o evento também é conhecido: EICMA.
Além do nome, mudou também o logotipo. Embora ainda seja de gráficos vermelhos sobre um fundo branco (o que, segundo eles, representa a centralidade da paixão pelo setor), os elementos que formam a roda dianteira e os garfos de uma motocicleta foram reinterpretados, ganhando um visual mais limpo.
De acordo com Paolo Magri, CEO do Salão de Milão, a mudança simboliza “uma mudança decisiva de ritmo em decorrência da parada forçada no ano passado e das dificuldades nos últimos meses“, além de “uma oportunidade de novamente investir em nós mesmos, nosso posicionamento e também na nossa identidade visual“.
“Ser contemporâneo significa criar uma relação sempre nova com o público consumidor“, explicou Lorenzo Marini, diretor da agência de publicidade Yes Marini, responsável pelo novo logotipo. “E toda relação passa pela linguagem. E a linguagem também passa pela identidade da marca.“
Realizado desde 1914 (com exceção dos anos da Segunda Guerra Mundial), o Salão de Milão não aconteceu no ano passado por causa da pandemia. A 78º edição está marcada de 23 a 28 de novembro e já conta com a presença confirmada de Honda, Yamaha, Suzuki, Kymco, MV Agusta, Benelli, Royal Enfield e outras.