A Kymco, fabricante mais conhecida no Brasil por seus práticos scooters fez uma revelação surpreendente no Salão de Milão essa semana. A empresa taiwanesa apresentou a “Supernex”, uma superbike elétrica capaz de roncar como uma motocicleta esportiva convencional e possui até uma caixa de câmbio.
Baseada no sistema Ionex de baterias removíveis e onipresentes apresentado no início do ano, a Kymco Supernex é uma legítima esportiva, com carenagem aerodinâmica, posição racing e um câmbio com seis marchas, o que é bastante incomum no universo das motos elétricas.
Isso ocorre porque os motores elétricos têm uma gama muito ampla de operação – você pode fazê-los girar muito lentamente ou muito rapidamente, simplesmente variando a corrente elétrica que passa por eles. A Kymco, no entanto, acredita que a troca de marchas é uma parte fundamental ao pilotar uma moto esportiva.
Embora, não tenham explicado em detalhes como funciona, a Kymco afirma que você precisa mudar de marchas para manter a potência máxima, exatamente como acontece em uma motocicleta movida a gasolina. E os números de desempenho informados são impressionantes: 0-60mph em míseros 2,9 segundos e 0-150mph em apenas 10,9 segundos.
Além do câmbio, a Kymco trabalhou para dar à Supernex alguma personalidade, pelo menos em termos sonoros. Eles introduziram o chamado “Motor Acústico Ativo”, que trata-se basicamente de um gerador de frequências que recria o som de um motor e também pode ser ajustado pelo proprietário. Loucura.
Há também um conjunto completo de eletrônica, que começa com quatro modos de pilotagem com nomes divertidos (Poised, Assertive, Bold e Extreme), bem como todos os habituais recursos de segurança que já estamos habituados, como controle de tração, antiwheelie e ABS, tudo controlável pelo piloto.
Para aumentar ainda mais a sensação de familiaridade, a Supernex monta alguns dos componentes mais famosos do mundo das competições, como rodas O.Z, suspensões Öhlins, pinças de freio Brembo e pneus de corrida Metzeler.
“O som declara o caráter único da máquina. Quer seja rugindo, ou gritando, cada moto tem seu próprio ronco distinto, que é diferente em tom, intensidade, textura e entrega“, afirma o compreensivo presidente da Kymco Allen Ko. “Não é apenas uma projeção discreta de cada máquina, mas também uma declaração externa do proprietário. O som é a fonte mais importante de envolvimento emocional com uma motocicleta supersport“, completou.
Nenhuma palavra foi dita sobre a saída de energia, funções de carregamento, capacidade da bateria, massa, preço ou disponibilidade. Esperamos que as respostas a todas essas perguntas cheguem em breve. Essa pode ser a primeira superbike elétrica a realmente tocar o coração de um purista do motociclismo.