A KTM está apresentando essa semana no Salão de Milão a 890 Duke R, versão esportiva da antiga 790 Duke que ganhou 100cc a mais para 2020. Agora, a naked média está realmente um foguete.
A marca austríaca já havia impressionado com o lançamento da 790 Duke em 2017. Com 105 cv a 9.000 rpm e 8.77 kgf.m de torque a 8.000 giros, a motocicleta já era mais do que excitante o suficiente para o motociclista comum.
Agora eles apresentam a versão R, que já havia sido flagrada em testes durante o ano. As suspeitas de que o motor LC-8 de dois cilindros passaria por um regime de engorda já existiam, mas pareciam pouco prováveis. Eis que a KTM nos surpreende mais uma vez.
Aumentando o diâmetro e o curso dos pistões para 90.7mm x 68.8mm, a cilindrada subiu até 899 cm³, e possibilitou que a potência máxima chegasse a 121 cv a 9.250 rpm e exatos 10 kgf.m de torque a 7.750 rpm. A taxa de compressão também é mais alta e o tacômetro vai 250 giros além.
O quadro passou por mudanças estruturais para se adequar à nova potência e perder peso. O subquadro traseiro agora é de alumínio, no que resultou em 166 kg na balança, três a menos do que a 790 Duke. Além disso, o guidão foi colocado em uma posição mais baixa, o assento está mais alto e as pedaleiras foram recuadas.
Novos garfos dianteiros WP Apex de 43 mm completamente reguláveis foram adicionados, assim como pneus Michelin Power Cup Evo, bem mais esportivos do que os Maxxis Supermaxx ST da 790 Duke. Para segurar o rojão, pinças Brembo Stylema monobloco de 4 pistões, que mordem discos de 320mm.
Para completar, o câmbio de seis marchas foi ajustado e a embreagem deslizante é de série. Estranhamente, ainda é preciso pagar um extra pelo quickshifter bidirecional, algo que os possíveis compradores da 890 Duke, muito provavelmente não se importam. Entretanto, preços e disponibilidade ainda não foram divulgados.