A KTM está apresentando no Salão de Milão a 1390 Super Duke GT, crossover de grande porte que chega para substituir sua antecessora, 1290 Super Duke em 2025. São quase 200 cv de potência e muita tecnologia.
Largamente flagrada em testes nos últimos anos, a chegada da 1390 Super Duke GT já era dada como certa desde a introdução da 1390 Super Duke R no ano passado. O motor V-Twin anterior, de 1.301 cm³ foi aumentado para 1.350 cm³.
Com o típico ângulo de bancada dos cilindros de 75º e controle de came de admissão de dois estágios, esse motor está atingindo 190 cv às 10.000 rpm e 145 Nm a 8.000 giros. Apenas como comparação, o anterior atingia “apenas” 175 cv e 141 Nm às mesmas rotações.
Mas não é apenas no motor que a 1390 inova. Faróis e luzes diurnas são obviamente novos e a motocicleta também ganhou novas lanternas traseiras, com luzes de freio e indicadores combinados de forma compacta, graças ao chassi que foi bastante modificado.
O quadro de treliça tubular de aço ganhou uma nova traseira de alumínio para manter as coisas leves e facilitar a colocação de bagagem. O tanque de combustível comporta 19,5 litros e com ele cheio o peso total é de apenas 228 quilos. Lembremos que estamos falando de quase uma 1400cc!
Nas suspensões, os garfos invertidos WP Apex e o amortecedor fixado no braço oscilante de alumínio de apenas um lado são controlados semi-ativamente, como na 1390 Super Duke R Evo. A GT, porém, possui um modo de conforto desenvolvido só para ela.
Os componentes de freio são fornecidos pela Brembo. Na dianteira, os discões vêm com duas pinças monobloco de quatro pistões aparafusadas radialmente e são combinadas com um sistema de ABS sensível ao ângulo de inclinação.
A 1390 usa o mais recente painel TFT particularmente grande – de 8,8 polegadas – com tela sensível ao toque e que pode ser dividida. A conectividade é integrada e a navegação no mapa pode ser exibida, entre outras coisas. Há também uma entrada USB na cabine.
Combinada com radar frontal, a 1390 não só possui controle de cruzeiro adaptativo de série, mas também o novo “controle de distância adaptativo”, aquele em que a moto sozinha pode frear ou acelerar para manter a mesma distância para os veículos na sua frente.
Há vários modos de pilotagem como o “Track” – para voltas em uma pista de corrida – e “Custom” que é configurável pelo próprio usuário. O ABS conta com modos “Sport”, “Supermoto” e até “Supermoto+” e ainda há um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
O preço da nova KTM 1390 Super Duke GT ainda não foi anunciado, mas o modelo anterior, 1290 Super Duke GT, já com suspensão semi-ativa, custava aproximadamente 22.500 euros. Dificilmente se pode esperar que a nova custe menos do que isso.