A Kawasaki está apresentando essa semana no Salão de Milão uma Ninja 1000 atualizada para 2020. Além do nome, que foi modificado no exterior, a Sport-touring ganhou pequenos mas importantes aprimoramentos.
Sucesso desde que estreou em 2010, a Ninja 1000 é, na verdade, uma versão carenada da Z1000 preparada para viajar. Por isso, seu nome verdadeiro sempre foi Z1000SX, com o primeiro sendo utilizado apenas nos Estados Unidos e Brasil.
Para 2020, no entanto, a Kawasaki resolveu abolir as diferenças, misturar tudo e renomear a motocicleta como “Ninja 1000 SX”. Bom para os dois lados do Atlântico. Além do nome, os engenheiros de Akashi fizeram pequenas melhorias mecânicas.
A fim de enquadrá-la às novas leis de emissões do Euro5, a Ninja 1000 SX ganhou novas válvulas eletrônicas de aceleração, para controlar melhor o volume do combustível nos bicos injetores e uma centralina inercial de seis eixos remapeada.
O motor ainda recebeu um novo eixo balanceador secundário no virabrequim para suavizar as vibrações, e o sistema de exaustão também é inteiramente novo. Lembra das ponteiras duplas, uma de cada lado da motocicleta? Foram substituídos por apenas uma posicionada no lado direito e com um novo formato.
De acordo com a Kawsaki, as mudanças resultaram em respostas de aceleração mais rápidas e suaves, além de um torque otimizado na faixa intermediária de rotação. No entanto, a potência final não foi revelada, apenas o torque: 11,2 kgf.m a 7.800 rpm.
Na carroceria, mudanças foram efetuadas no para-brisa, que está mais alto e na carenagem que foi alargada, tanto para proteger os passageiros do vento, como para refrigerar melhor o motor. Os assentos são mais espaçosos e com espuma de maior densidade para aumentar o conforto.
O painel digital TFT de 4,3 polegadas foi revisto e agora possibilita a escolha de dois fundos luminosos, claro ou escuro. São quatro modos de pilotagem (Sport, Road, Rain ou Rider), que dão o tom ao controle de tração e ao ABS em curvas. A moto conta agora com quickshifter bidirecional, controle de cruzeiro e iluminação completa de LED.
A nova Kawasaki Ninja 1000 SX chega às concessionárias europeias e norte-americanas em fevereiro de 2020 nas cores preta com verde ou preta e branco. Sua chegada ao mercado brasileiro deve acontecer no final do próximo ano ou em 2021.