A Kawasaki está apresentando essa semana, no Salão de Milão, (EICMA) a Ninja ZX-10R SE. A renomada superbike ganhou novos componentes eletrônicos ainda mais sofisticados, derivados das pistas do World Superbike.
A grande atração é a nova suspensão ativa da Showa, capaz de medir e configurar em tempo real os ajustes dos garfos e do amortecedor, diretamente atrelados aos três modos de pilotagem disponíveis, Road, Track e Manual.
No modo Manual, abre-se um novo leque com 15 níveis diferentes para as configurações de compressão e rebote das suspensões, proporcionando horas intermináveis de experimentos e ajustes aos pilotos. O tempo de reação do dispositivo é de apenas 1 milissegundo.
Isso só foi possível graças ao uso de uma potente centralina eletrônica, capaz de medir seis eixos inerciais. A Ninja ZX-10R SE também recebeu um quickshifter mais completo, habilitando rápidas trocas de marchas para cima e para baixo e rodas Marchesini de sete raios, mais leves que no modelo standard.
“Isso marca um passo importante para nós em termos de tecnologia de suspensão e acreditamos que este sistema é verdadeiramente de ponta em seu projeto e operação“, disse o diretor da Kawasaki Motors Europe, Morihiro Ikoma.
O executivo também destacou a importância da participação da Kawasaki no World Superbike como plataforma de desenvolvimento de produtos: “As informações adquiridas no certame criaram uma máquina que certamente atrairá os fãs da Ninja ZX-10R que buscam o que é mais novo e mais atualizado“, garante.
A Kawasaki pretende posicionar a Ninja ZX-10R SE como modelo intermediário entre a versão Standard (ZX-10R) e a de homologação (ZX-10RR) apresentada no ano passado. A única cor disponível é essa preta com cinza (Metallic Flat Spark Black/Metallic Matte Graphite Gray) das fotos.