A Husqvarna está apresentando essa semana, no Salão de Milão (EICMA), a Vitpilen 701, nova motocicleta de rua da marca austro-sueca. Com 75 cv e apenas 166 kg, o modelo promete oferecer estilo e diversão para o dia-a-dia.
O leitor mais assíduo do Notícias Motociclísticas certamente está familiarizado com esse nome. Apresentada como conceito há três anos, a Husqvarna Vitpilen (seta branca em sueco) teve um longo caminho de especulações até chegar à sua versão final.
Protótipos foram flagrados continuamente e, embora o modelo parecesse pronto, o anuncio de sua produção se concretizou apenas agora. Sua irmã gêmea Svartpilen (seta negra), no entanto, permanecerá nas sombras por mais um ano embora também tenha aparecido em Milão como conceito Flat Tracker.
O Vitpilen 701 utiliza como base o mesmo motor de 692.7 cm³ da Supermoto 701, que por sua vez, deriva da KTM Duke 690. A potência chega a 75 cv e o torque é de 7.32 kgf.m. Não é uma cavalaria estonteante, mas o peso é de apenas 166 kg completamente abastecida, o que deixa a tocada muito divertida dentro da cidade, seu habitat natural.
Também vem das KTM toda a parte eletrônica, que é bem caprichada. O modelo conta com embreagem deslizante, acelerador ride-by-wire, modos de pilotagem e níveis de ABS que (oh glória) podem ser desligados. Tudo em nome da diversão. Ah, a iluminação é toda de LED.
Todo esse “DNA” laranja tem uma explicação: A KTM é a atual proprietária da Husqvarna e o CEO Stefan Pierer já avisou que a marca sueca não foi comprada só para fazer número. Ele pretende recolocá-la entre as mais vendidas do mercado europeu dentro de cinco anos.
Altinha (o assento está a 830 mm do solo), moderninha e espertinha, a Husqvarna Vitpilen 701 tem tudo para agradar em cheio ao consumidor europeu em busca de novidades e diversão. Os segmentos tradicionais já não empolgam tanto o público do Velho Continente. Nós também ficaríamos mais do que felizes em recebê-la por aqui, não?