A Husqvarna está apresentando essa semana, no Salão de Milão, uma motocicleta de rua inteiramente nova, a Svartpilen 701. Derivada da Vitpilen 701, o novo modelo tem uma orientação de estilo que lembra as Flat Tracker norte-americanas.
Tanto a Svartpilen quanto a Vitpilen (apresentada no ano passado) são o resultado de um conceito de 2014 para trazer a marca sueca (hoje em posse da KTM) de volta a produção de motos de rua, o que eles não faziam há vários anos.
As duas compartilham o motor da KTM 690 Enduro, um monocilíndrico de duplo comando e 692 cm³, capaz de render 75 cv de potência e 7.32 kgf.m de torque. A diferença fica por conta do caráter dos modelos, Café Racer na Vitpilen e Flat Tracker na Svartpilen.
Seguindo essa linha, a Svartpilen 701 possui um design escuro e sóbrio que mescla conceitos clássicos e modernos. A carroceria minimalista cobre o quadro treliçado de aço de alta qualidade, que pretende fornecer uma manobrabilidade precisa em todas as condições de pilotagem.
As suspensões WP são totalmente ajustáveis, com garfos de 43 mm na dianteira e um amortecedor com uma articulação progressiva na traseira. A frenagem é garantida pelo disco único de 320mm, mordido por pinças de 4 pistões na frente e outro disco simples de 240mm atrás. As rodas de liga leve possuem 18 e 17 polegadas e os pneus são Pirelli MT60 RS.
Sobre o assento de apenas um lugar posicionado a 835 mm do solo, o piloto se apoia sobre um guidão alto e largo e tem as informações fornecidas por um moderno painel digital em TFT. A iluminação é inteiramente em LED e a embreagem é do tipo deslizante. Confirmando a sua vocação urbana, o tanque de combustível comporta apenas 12 litros. Seu peso é de 167,8 kg, já abastecida.
Em agosto desse ano, a Husqvarna do Brasil surpreendeu ao anunciar a inauguração de uma concessionária exclusiva para modelos urbanos em São Paulo (SP), onde a Svartpilen 401 e a Vitpilen 701 são oferecidas. Portanto é possível que a novidade desembarque no país como importada, no próximo ano.