Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Salão de Milão: Honda realiza atualizações eletrônicas na Fireblade para 2019

Lucas Carioli 7 de novembro de 2018


A Honda está apresentando essa semana, no Salão de Milão, uma CBR1000RR Fireblade atualizada para 2019. Embora não seja a revolução que muitos esperam, as mudanças, de ordem eletrônica, são muito bem vindas.

New Colour Fireblade for 2019
Os refinamentos eletrônicos prometem deixar a Fireblade mais fácil de pilotar e com mais torque. (Honda/Divulgação)

Apresentada em 2016, a última geração da Fireblade não causou o impacto que se esperava em um dos segmentos mais disputados do motociclismo. Algumas críticas foram ditas, principalmente no que concerne ao motor e a parte eletrônica.

Foi isso que a Honda tentou resolver – ou amenizar – no modelo 2019 da Fireblade. O controle de tração, por exemplo, foi ajustado para oferecer uma intervenção mais refinada, bem como melhorar a resposta do acelerador.

Outro aprimoramento importante foi criar um sistema antiwheelie separado, que permite ajustar a sua intervenção de forma independente do controle de tração, o que antes não era possível. Agora existe um “W” no painel para configurá-lo em três níveis, além de um algoritmo alterado para tornar a aterrissagem da roda dianteira mais suave.

Em termos de design, nenhuma mudança foi feita, exceto nos grafismos. (Honda/Divulgação)


Os engenheiros da Honda também dedicaram algum tempo refinando a resposta do acelerador na entrada e saída de curvas. Na aproximação, a queda das rotações do motor acontece 45% mais rápido do que antes, quando você fecha um acelerador aberto.

Nas saídas de curva, foram feitas alterações no mapeamento do acelerador, especialmente no “Power Mode 1”, para que mais torque fosse entregue em aceleração parcial. Isso significa que o modo de pista é melhor para condições de curvas fechadas e a adição de pneus de alta aderência devem resultar em melhor aceleração.

O algoritmo de calibração do ABS também foi modificado, para que o sistema se tornasse menos intrusivo. De acordo com os cálculos da Honda, o desempenho em desaceleração melhorou substancialmente com as medidas aplicadas.

A Fireblade 2019 será oferecida no exterior em duas versões, standard e SP, sem mencionar a exclusivíssima SP2 de homologação. São três cores disponíveis: preta (Matt Ballistic Black Metallic), vermelha (Grand Prix Red) e tricolor (Grand Prix Red HRC), todas contendo novos grafismos.


Tags: CBR1000RR Fireblade Honda Notícias Salão de Milão

Post navigation

Previous Salão de Milão: Kawasaki disponibiliza a exclusiva Ninja H2 SX SE+
Next Honda expõe novos modelos no Salão do Automóvel

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.