A Honda está apresentando no Salão de Milão desse ano um scooter PCX bastante revisado para 2025, com novidades na suspensão e na parte eletrônica que podem aparecer no Brasil em breve.
Assim, como no Brasil, o PCX também é um sucesso na Europa, com mais de 140.000 unidades comercializadas desde seu lançamento em 2010. Mas lá a concorrência é pesada, com diversas marcas e modelos de ponta disponíveis a preços razoáveis.
Nos últimos anos, a liderança do PCX vem sendo ameaçada, principalmente pelo Yamaha N-MAX atualizado mais recentemente e com preço convidativo. Por isso, a Honda resolveu se mexer para manter o domínio do seu scooter mais popular.
Há mudanças na carroceria para melhorar a estética, como um novo conjunto óptico dianteiro em que as luzes diurnas ficam acima dos farois de LED e formam um grande V. O ângulo de esterçamento foi ligeiramente alterado para 26,5º.
Para quem está disposto a mais, uma versão ainda mais luxuosa, a DX, será disponibilizada. Esta conta com amortecedores traseiros duplos com reservatório remoto e um freio a disco traseiro pela primeira vez, afastando-se da configuração de tambor que ela usava até então.
No modelo básico, o painel é de LCD normal, no qual são exibidas as informações necessárias. Mas a versão DX vai mais longe, oferecendo uma tela TFT de 5 polegadas com visibilidade otimizada e conectividade com smartphone através da app Honda RoadSync.
A navegaão é feita através de comandos retroiluminado no punho esquerdo. O condutor pode ainda fazer chamadas e ouvir música via Bluetooth e dispõe também de um sistema de controle de tração básico (HSTC), para aumentar a segurança em condições de chuva.
O motor do PCX europeu não é o mesmo do brasileiro, sendo um monocilíndrico de 125cc de quatro válvulas, que rende 12,3 cv a 8.750 rpm e 11,7 Nm de torque a 6.500 rotações. Menos, portanto, do que os 16 cv do 160cc brasileiro derivado da linha CG.
Esse propulsor europeu ainda perdeu um pouquinho de torque com uma nova programação da ECU, um sistema de escape redesenhado com catalisador numa posição diferente e o sensor CO² necessários para o cumprimento das normas de emissões Euro 5+.
A tecnologia Idling Stop, que desliga o motor em semáforos para economizar combustível e emissões é a mesma do brasileiro e continua presente, 14 anos depois da sua estreia. A caixa de câmbio é automática do tipo CVT e o sistema ABS de um canal é de série.
O PCX ainda oferece chave Smart Key, com acionamento à distância, espaço de armazenamento com 30,4 litros de capacidade abaixo do assento e tomada USB-C no porta-luvas. Serão cinco opções de cores, preto, branco, azul, vermelho e cinza.