A Honda anunciou hoje (5) no Salão de Milão que trará à Europa o modelo GB350S, que briga com a Royal Enfield na Índia e outros mercados do oriente. É a primeira vez que a marca japonesa lança uma retrô acessível no mercado ocidental.
A motocicleta foi introduzida em 2020 para disputar mercado com a Royal Enfield Meteor 350. É impulsionada por um motor monocilíndrico de 348 cm³ de curso longo, produzindo apenas 21 cv a 5.500 rpm e 21,4 lb.ft de torque máximo a 3.000 giros.
Totalmente convencional, parecendo uma CG dos anos 1970, o quadro é uma estrutura de berço semi-duplo tubular de aço montado em garfos telescópicos de 41 mm na dianteira e amortecedores duplos na traseira. As rodas são de 19 e 17 polegadas com pneus Metzeler Tourance Next.
A posição de pilotagem é bastante neutra, com guidão puxado para trás e um centro de gravidade baixo para manuseio suave e previsível. O câmbio é de cinco marchas e o assento está em uma altura convidativa de 800 mm, boa para homens e mulheres.
Apesar do ar retrô, o motocicleta vem com uma iluminação de LED completa, um velocímetro analógico com indicador de marcha digital e luzes de emergência piscantes em frenagens bruscas. Há ainda um ABS de dois canais e um controle de tração básico.
A Honda afirma que com ela você pode andar com tranquilidade a 100 km/h enquanto faz um consumo médio de 2,5 litros a cada 100 km de seu tanque de 15 litros, o que pode ser suficiente para até 600 quilômetros, ou 40 km/l. Nada mal para uma 350cc.
A ideia da Honda desenvolver um novo modelo na tentativa de competir com a popularidade com a Royal Enfield seria ridícula há 10 anos. No entanto, os modelos da marca anglo-indiana fazem um inegável sucesso. Duvido que você não tenha visto algumas delas serelepes por aí.
A GB350 já existe em outros mercados, como o Japão e Austrália, sempre com cores descoladas e uma linha de acessórios divertida. Na Europa, a fornada inicial será oferecida em azul, preto metálico e cinza, opcionalmente com alforjes de nylon, protetores de mão um para-brisa Café Racer.