Aproveitando o embalo do lançamento da nova CB650F, a Honda também mostrou uma CBR650R atualizada para 2019. A versão carenada da motocicleta tetracilíndrica ganhou os mesmos aprimoramentos da naked para tentar suprir os órfãos da CBR600RR.
Assim como a CB600F Hornet, descontinuada em 2014, a CBR600RR também deixou uma lacuna de fãs indignados com sua morte em 2016. E, do mesmo modo, a sua sucessora CBR650F não conseguiu substituí-la à altura.
Portanto, o rejuvenescimento da nova CB650F também é muito bem vindo à CBR650F, que agora passa a se chamar CBR650R. Para fazer jus à sigla, a Honda melhorou consideravelmente a potência do motor, que agora oferece 95 cv e 6,52 kgf.m de torque, 5% de acréscimo em relação ao modelo atual. Nada comparado aos 120 cv da CBR600RR, mas já é uma melhora.
Não foi só a potência que melhorou. A nova CBR650R também conta com aprimoramentos no quadro que fizeram o peso cair para 208 kg tornando a relação peso/potência 8% superior, o que é suficiente para que você sinta a diferença na estrada.
Da mesma forma, a posição de pilotagem fora apimentada, ficando menos sport-touring e mais racing, graças ao guidão posicionado mais à frente e mais baixo. As pedaleiras são exatamente as mesmas da CB, mais altas e recuadas em 3 mm e 6 mm respectivamente. O assento permanece em 810 mm.
As suspensões também são novas, garfos invertidos Showa SFF de 41 mm ajustáveis na compressão e rebote e pinças de freio Nissin de quatro pistões que mordem dois discos de 310 mm. O ABS é de série. A embreagem é do tipo deslizante e o controle de tração ajustável em três níveis.
Para completar o pacote, o piloto agora tem um painel digital em TFT compartilhado com a linha CB500 bem mais bonito e legível que o anterior em LCD. O modelo será oferecido nas cores preta e vermelha. Sua chegada ao Brasil deve acontecer em conjunto com a CB650F.