A Honda apresentou hoje (6) no Salão de Milão uma linha CB 500 atualizada para 2019. Os populares modelos bicilíndricos médios ganharam retoques na carroceria, detalhes adicionais e um motor ligeiramente revisado.
Um dos modelos de maior sucesso da Honda atualmente, a CB500F continua ostentando o competente motor bicilíndrico em linha de 471 cm³ capaz de produzir 50,4 cv de potência a 8.500 rpm. Entretanto, a marca japonesa efetuou algumas alterações para melhorar o torque em médias rotações, uma de suas poucas críticas.
Isso foi conseguido redesenhando as áreas de admissão do escape e ajustando o tempo de elevação das válvulas. Além disso, um novo sistema de exaustão foi introduzido. A Honda não informou números exatos, mas afirma que agora o motor agora está rendendo 4% a mais entre 3.000 e 7.000 giros. Para completar, a moto agora foi equipada com embreagem deslizante.
Para o piloto, há um novo painel digital de LCD, que agora informa a marcha indicada, recurso bastante útil, mas desprezado por muitas marcas. Além disso, a família ganhou piscas de LED e um amortecedor traseiro com especificações revisadas. O peso informado é de 189 kg. O modelo será oferecido nas cores, preta, vermelha, branco pérola e laranja.
CBR500R
As mesmas mudanças no motor, no painel e na embreagem foram colocadas, evidentemente na mais esportiva CBR500R, que ainda ganhou uma revisão na carenagem e novos grafismos. Assim, como a naked, os piscas (indicadores de posição) agora são de LED, combinando com o restante da iluminação.
Um detalhe interessante, que também está presente no painel da CB500F, é uma luz indicadora da hora de trocar de marcha, outro recurso que costuma ser visto somente em modelos realmente esportivos. Da mesma forma, o amortecedor traseiro oferece um desempenho mais consistente e um controle aprimorado. A versão carenada será oferecida nas cores vermelha, preta e branco perolizado.
CB500X
O modelo mais polivalente da família 500 também ganhou todas as melhorias de motor, amortecedor, embreagem, painel e iluminação de suas irmãs, mas passou por algumas modificações específicas. A mais notável delas é o novo aro de roda dianteira de 19 polegadas, que substitui o anterior de 17.
Isso foi feito para melhorar o comprometimento da CB500X em estradas fora do asfalto, onde eventualmente é obrigada a trafegar. No eixo traseiro, o aro continua de 17 polegadas. Além disso, a suspensão agora tem um curso mais longo, de 118 para 135 mm e um ângulo de direção alargado, para aumentar agilidade nas manobras apertadas.
Em termos de design, a CB500X teve clara influência da África Twin. Carenagem, tanque, tampas de radiador e painéis laterais foram redesenhados. Mais liberdade de movimento é assegurada por um assento mais estreito, cuja altura é de 830 mm. São três opções de cores: vermelho, branco pérola e preto. Preços e disponibilidade não foram informados.