A Honda apresentou nessa segunda-feira (7), no Salão de Milão, a revolucionária X-ADV, motocicleta que promove a inédita combinação de scooter com big trail. A proposta é oferecer um produto que se saia bem tanto no campo quanto nos centros urbanos.
Um conceito já havia sido mostrado no ano passado e, com o sucesso, logo ficou evidente de que a Honda iria colocá-lo em produção. Logo depois, um protótipo foi flagrado e, nos últimos meses, um vídeo teaser indicava que o lançamento era iminente.
O conjunto motriz vem diretamente da crossover NC750X. Ou seja, trata-se de um bicilíndrico de 745 cm³, que oferece 54 cv a 6.250 rpm, com um torque de 6,93 kgf.m a 4.750 giros. O câmbio é de dupla embreagem (DCT), assim como a VFR1200F e dispensa as trocas de marcha.
Mas se o motor e o câmbio já são bem conhecidos, o chassi tubular de aço é inteiramente novo e especificamente projetado para o X-ADV. O modelo monta bengalas invertidas de 41 mm, com curso de 153,5 mm enquanto o amortecedor traseiro “viaja” por 150mm. Ambos são completamente reguláveis.
Os freios também são poderosos, com dois discos de 310 mm mordidos por pinças radiais de quatro pistões, cada um. As rodas raiadas têm 17 polegadas na dianteira e 15 na traseira, com pneus de uso misto, garantindo boa desenvoltura em estradas de terra, como uma ida para o sítio nos finais de semana, por exemplo.
Além de deixar o X-ADV robusto, a Honda também se preocupou com o conforto, por isso o modelo possui um bom para-brisa com cinco níveis de ajustes, 21 litros de espaço de armazenamento debaixo de assento e ignição sem chave. A altura é acessível (810mm) e o tanque de combustível comporta 13.1 litros. O peso total é de 238 kg.