A Honda está apresentando no Salão de Milão (EICMA) dois conceitos elétricos, um deles contendo um motor V3 a 75 graus com compressor elétrico, o primeiro na indústria motociclística.
O motor é disposto com dois cilindros apontados para a frente e o terceiro apontando para trás. Acima do cabeçote do cilindro dianteiro está o compressor que usa eletricidade para girar o impulsor, diferentemente de outros sistemas convencionais que usam gás de escape ou polias.
Isso permite que o motor comprima a entrada de ar independentemente da velocidade do motor, fornecendo impulso mesmo em baixas rotações, onde os superchargers precisam de rotações mais altas para fornecer a compressão necessária e sem o atraso típico de um turbo.
Como de hábito, a Honda permaneceu silenciosa em detalhes mais específicos, como deslocamento ou quaisquer números de desempenho, mas eles disseram que pretendem “aplicar o novo motor V3 a modelos de grande cilindrada no futuro”, com planos para produção em massa.
O motor aparece montado em um quadro treliçado de aço, mas isso pode ter sido escolhido apenas para facilitar a visualização de seus componentes. O chassi também possui garfos invertidos, discos dianteiros duplos, um braço oscilante unilateral e pneus Pirelli Diablo Rosso IV.
Claro, isso não significa que esse novo powertrain será necessariamente usado em uma moto esportiva, se é que algum dia entrará em produção. Mas, para uma empresa com reputação de conservadora, é uma surpresa que a Honda tenha feito um dos projetos de motor mais radicais da história recente.