A Honda apresentou ontem à noite (6), no Salão de Milão, uma CRF1000L África Twin com diversas atualizações para 2018. Mais confortável, com maior autonomia e melhor desempenho no off-road, a big trail é um convite para viajar.
Desde a sua surpreendente volta ao mercado em 2015, a África Twin tem sido bem aceita pela nova geração, não apenas por seu DNA de muitas vitórias no Rali Dakar, mas também – e principalmente – por suas várias qualidades como produto.
Mas apesar de todas as peças estarem no lugar, a CRF1000L sempre nos deixava a sensação de que algo a mais estava faltando. Foi isso que a Honda tentou corrigir no modelo 2018 da big trail, que passa pelo seu primeiro facelift.
Algumas novidades você já sabia. Conforme revelamos aqui e aqui, o design da dianteira foi levemente retocado, embora muito menos do que esperávamos. O para-brisa é mais alto, o painel é inteiramente digital, herdado do Honda X-ADV e o tanque, além de ser maior, tem um design muito parecido com o das África Twin dos anos 1980.
O reservatório agora comporta 24 litros, cinco litros e meio a mais que o anterior, o que segundo a Honda garante uma autonomia de quase 500 km. Ao sentar-se o piloto encontrará a ergonomia mais ereta, graças a um guidão mais próximo do peito. Os punhos são aquecidos, o que aumenta o conforto em grandes viagens e ainda há uma prática tomada elétrica.
O assento é mais macio e está a 90 cm do solo porque a motocicleta está mais alta também. A Honda aumentou o curso das suspensões (completamente reguláveis) em 22 mm e também instalou novas pedaleiras, melhorando a disposição da África Twin em encarar terrenos longe do asfalto.
Apoiando a mudança de painel, há também um novo controle para o acelerador ride-by-wire. São três modos de pilotagem e sete opções de controle de tração, além de um quickshifter como opcional. Assim como demais modelos da linha, a Honda substituiu a bateria convencional por um novo modelo de lítio que aliviou o peso em mais de 2 kg.
Apesar das críticas que o motor recebeu na época do lançamento por conter apenas 95 cv, a Honda não se preocupou muito com isso. A potência é exatamente a mesma, totalmente disponível à 7500 rpm. Ainda assim, algumas mudanças foram feitas, como uma nova entrada de ar, que oxigena melhor o bicilíndrico paralelo de 998 cm³, principalmente em médios regimes.
Freios e rodas são os mesmos, mas a África Twin agora contém raios inoxidáveis e aceitam pneus sem câmara. Como toda big trail, a lista de acessórios é bem generosa, como um quadro tubular (o velho conhecido “mata-cachorro”), como protetor de cárter, protetor para as mãos, além de um jogo completo de baú e alforjes rígidos, é claro.
A Honda CRF1000L África Twin 2018 estará disponível no continente europeu no começo do próximo ano em uma belíssima combinação tricolor, que comemora os 30 anos do lançamento da XRV650 em 1988. Nenhuma palavra foi dita sobre sua chegada ao Brasil, mas provavelmente estará presente no final do ano que vem já como modelo 2019.