Além de expor suas várias novidades, a Harley-Davidson disponibilizou, essa semana no Salão de Milão, maiores detalhes técnicos sobre a LiveWire, primeira motocicleta elétrica de sua história. O modelo vai ser comercializado já em 2019.
Para uma marca normalmente avessa a grandes avanços técnicos, a LiveWire é uma revolução e tanto. Por isso, muitas perguntas foram e ainda são feitas sobre o modelo, a maioria deles sobre como funciona o motor elétrico desenvolvido pela empresa.
A LiveWire é alimentada por um motor elétrico de ímã “magnético” que produz um torque instantâneo no momento em que o acelerador é torcido. Está localizado na parte mais inferior possível, para reduzir o centro de gravidade e ajudar na agilidade em todas as velocidades, assim como parada. O modelo foi projetado para produzir um som que aumenta de tom e volume com a velocidade.
Alimentada por uma pequena bateria de íons de lítio de 12 volts contida em uma caixa de alumínio refrigerada, a LiveWire pode ser carregada rapidamente através de um bocal no tanque, ou a partir de uma tomada de parede à condutores sob o assento. Entretanto, nenhuma palavra foi dita sobre potência, autonomia ou tempo de recarga.
O quadro é de alumínio e tem o motor como peça fundamental da estrutura, para aumentar a rigidez. De caráter nitidamente esportiva, a LiveWire conta com garfos invertidos Showa totalmente ajustáveis na dianteira. O mesmo pode ser dito sobre o amortecedor traseiro SFF-BP da mesma marca. Dois discos de freio de 300mm são mordidos por pinças Brembo monobloco. Os pneus são Michelin Scorcher de 120 polegadas na dianteira e 180 na traseira.
Como era de se esperar, a LiveWire vem recheada de equipamentos eletrônicos, como ABS, controle de tração e sete modos de pilotagem, quatro definidos pela marca e três que podem ser configuráveis pelo proprietário. Tudo é visualizado através de um painel de TFT sensível ao toque, que ainda oferece conectividade com seu smartphone.
“É um grande momento para nós, porque nossos engenheiros têm trabalhado nisso há anos e agora eles finalmente conseguiram mostrá-lo ao público“, diz Paul James, diretor de gerenciamento de programas da marca. “É um tipo de alívio em muitos aspectos. Trabalhamos muito para seguir em frente“.
Para o diretor, o fato de a motocicleta ter sido testada por clientes da marca vai ajudar a criar simpatia com o público: “Muitas pessoas estão pensando ‘ei eu andei nessa moto há dois anos’. Mas ela compartilha muito poucas partes com o LiveWire de quatro anos atrás“, garante.
A Harley-Davidson LiveWire estará disponível no regime de pré-venda nos Estados Unidos e Europa a partir de janeiro de 2019. Todos os concessionários da marca que venderem a motocicleta elétrica oferecerão também uma estação de carregamento pública.