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Salão de Milão: esta é a Suzuki V-Strom 1050 que você verá na próxima década

Lucas Carioli 5 de novembro de 2019


A Suzuki apresentou hoje (5), no Salão de Milão, uma V-Strom 1050 rejuvenescida para 2020. Mais potente e tecnológica, a big trail pretende encarar Honda África Twin 1100 e a líder BMW R1250GS na próxima década.

Além de linhas mais angulosas, a V-Strom ganhou também cores mais vivas. (Fotos: Suzuki/Divulgação)

Conforme prevíamos no início do ano, a Suzuki inspirou-se no design da antiga DR 750, que marcou época nos anos 1980 para compor o design da nova V-Strom, que possui um bico mais angular e uma carroceria de linhas mais nítidas, além de cores chamativas, como um vermelho e amarelo brilhantes.

Apesar da nova nomenclatura, o motor é o mesmo V-Twin a 90º de 1.037 cm³ que já equipa a V-Strom de 1 litro desde 2014, porém completamente atualizado para atender às novas e severas leis ambientais da Europa (Euro5), que passam a vigorar em 2020. Para isso, a introdução de catalisadores maiores e mudanças no radiador de água e óleo foram necessárias.

O painel, embora não seja de TFT, é totalmente novo. (Fotos: Suzuki/Divulgação)

Incrivelmente, os engenheiros de Hamamatsu conseguiram extrair mais alguns cavalos desse motor, que agora rendendo 107,3 cv a 8.500 rpm e 10 “quilos” de torque a 6.000 giros (antes atingidos aos 4.000), o que demonstra que essa V-Strom gosta de falar mais alto que sua antecessora. Apesar disso, a marca japonesa garante que o consumo de combustível foi aprimorado.

Não houver mudanças no quadro de alumínio assim como no braço oscilante, que permaneceram inalterados. O mesmo pode se dizer dos garfos invertidos dianteiros KYB e do amortecedor traseiro, ambos com regulagens. Os freios a disco de 310 mm possuem pinças de ancoragem radial e quatro pistões Tokico.


Topo de linha, a versão XT vem com diversos acessórios a mais. (Fotos: Suzuki/Divulgação)

A maioria das mudanças se concentrou na parte eletrônica. O painel digital, embora não seja de TFT, é inteiramente novo e habilita o piloto a escolher três níveis modos de pilotagem e um controle de tração atualizado, com acelerador eletrônico ride by wire. O para-brisa foi reprojetado e está 50mm mais alto. Uma tomada USB foi colocada na parte dianteira, já pronta para você plugar um GPS.

Duas versões da nova V-Strom 1050 serão disponibilizadas, Standard e XT. As mudanças entre elas começam pelo para-brisa que, embora seja de regulagem manual em ambas, o ajuste pode ser feito apenas com uma mão no modelo topo de linha, enquanto a comum precisa de ferramentas.

Apesar da nova sigla sugerir 50cc a mais, o motor é o mesmo da geração anterior. (Fotos: Suzuki/Divulgação)

A XT ainda oferece de série barras de proteção no motor, protetores de mão, manoplas com aquecimento, espelhos diferentes, piscas de LED e uma parte eletrônica mais completa, com ABS em curvas, assistente de subidas e controle de cruzeiro. O assento também é ajustável de 850-870mm e vem com alforjes de alumínio. Isso sem falar em numerosos acessórios opcionais.

A nova Suzuki DL1050 V-Strom será oferecida em dois grupos de cores. A standard pode ser escolhida nas combinações preto/branco ou preto/cinza, enquanto que a versão XT pode ser adquirida nas combinações branco/vermelho ou amarelo. Os preços ainda não foram revelados.

Suzuki DL1050 V-Strom – Ficha Técnica
V-STROM V-STROM XT
MOTOR
Tipo V-Twin, quatro tempos, DOHC V-Twin, quatro tempos, DOHC
Deslocamento 1.037 cm³ 1.037 cm³
Diâmetro x curso 100 x 66 mm 100 x 66 mm
Taxa de compressão N / A N / A
Potência 106 cv a 8.000 rpm 106 cv a 8.000 rpm
Torque 10,1 kgf.m a 6.000 rpm 10,1 kgf.m a 6.000 rpm
Injeção Eletrônica Eletrônica
Caixa de engrenagens 6 velocidades 6 velocidades
Embreagem Multidisco em banho de óleo, antideslizante Multidisco em banho de óleo, antideslizante
CHASSIS
Tipo Moldura de alumínio Moldura de alumínio
Suspensão dianteira Garfo invertido Garfo invertido
Aro dianteiro Roda de raio Roda de raio
Pneu dianteiro 110/80-19 110/80-19
Suspensão traseira Amortecedor Sachs totalmente ajustável Amortecedor Sachs totalmente ajustável
Pneu traseiro Roda de raio Roda de raio
Pneu traseiro 150/70-17 150/70-17
Freio dianteiro Disco duplo radial, ABS Disco duplo radial, ABS
Freio traseiro Disco único Disco único
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento 2.265 mm 1.585 mm
Distância entre eixos 1.555 mm 1.585 mm
Altura do assento 850 mm 855 mm
Ângulo de cáster 25,3° 25º
Vão livre 109 mm 111 mm
Capacidade de depósito 20 litros 20 litros
Peso 236 kg 247 kg
Preço N / A N / A


Tags: DL1000 V-Strom Notícias Salão de Milão Suzuki

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