A Suzuki apresentou hoje (5), no Salão de Milão, uma V-Strom 1050 rejuvenescida para 2020. Mais potente e tecnológica, a big trail pretende encarar Honda África Twin 1100 e a líder BMW R1250GS na próxima década.
Conforme prevíamos no início do ano, a Suzuki inspirou-se no design da antiga DR 750, que marcou época nos anos 1980 para compor o design da nova V-Strom, que possui um bico mais angular e uma carroceria de linhas mais nítidas, além de cores chamativas, como um vermelho e amarelo brilhantes.
Apesar da nova nomenclatura, o motor é o mesmo V-Twin a 90º de 1.037 cm³ que já equipa a V-Strom de 1 litro desde 2014, porém completamente atualizado para atender às novas e severas leis ambientais da Europa (Euro5), que passam a vigorar em 2020. Para isso, a introdução de catalisadores maiores e mudanças no radiador de água e óleo foram necessárias.
Incrivelmente, os engenheiros de Hamamatsu conseguiram extrair mais alguns cavalos desse motor, que agora rendendo 107,3 cv a 8.500 rpm e 10 “quilos” de torque a 6.000 giros (antes atingidos aos 4.000), o que demonstra que essa V-Strom gosta de falar mais alto que sua antecessora. Apesar disso, a marca japonesa garante que o consumo de combustível foi aprimorado.
Não houver mudanças no quadro de alumínio assim como no braço oscilante, que permaneceram inalterados. O mesmo pode se dizer dos garfos invertidos dianteiros KYB e do amortecedor traseiro, ambos com regulagens. Os freios a disco de 310 mm possuem pinças de ancoragem radial e quatro pistões Tokico.
A maioria das mudanças se concentrou na parte eletrônica. O painel digital, embora não seja de TFT, é inteiramente novo e habilita o piloto a escolher três níveis modos de pilotagem e um controle de tração atualizado, com acelerador eletrônico ride by wire. O para-brisa foi reprojetado e está 50mm mais alto. Uma tomada USB foi colocada na parte dianteira, já pronta para você plugar um GPS.
Duas versões da nova V-Strom 1050 serão disponibilizadas, Standard e XT. As mudanças entre elas começam pelo para-brisa que, embora seja de regulagem manual em ambas, o ajuste pode ser feito apenas com uma mão no modelo topo de linha, enquanto a comum precisa de ferramentas.
A XT ainda oferece de série barras de proteção no motor, protetores de mão, manoplas com aquecimento, espelhos diferentes, piscas de LED e uma parte eletrônica mais completa, com ABS em curvas, assistente de subidas e controle de cruzeiro. O assento também é ajustável de 850-870mm e vem com alforjes de alumínio. Isso sem falar em numerosos acessórios opcionais.
A nova Suzuki DL1050 V-Strom será oferecida em dois grupos de cores. A standard pode ser escolhida nas combinações preto/branco ou preto/cinza, enquanto que a versão XT pode ser adquirida nas combinações branco/vermelho ou amarelo. Os preços ainda não foram revelados.
Suzuki DL1050 V-Strom – Ficha Técnica
V-STROM | V-STROM XT | ||
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MOTOR | |||
Tipo | V-Twin, quatro tempos, DOHC | V-Twin, quatro tempos, DOHC | |
Deslocamento | 1.037 cm³ | 1.037 cm³ | |
Diâmetro x curso | 100 x 66 mm | 100 x 66 mm | |
Taxa de compressão | N / A | N / A | |
Potência | 106 cv a 8.000 rpm | 106 cv a 8.000 rpm | |
Torque | 10,1 kgf.m a 6.000 rpm | 10,1 kgf.m a 6.000 rpm | |
Injeção | Eletrônica | Eletrônica | |
Caixa de engrenagens | 6 velocidades | 6 velocidades | |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, antideslizante | Multidisco em banho de óleo, antideslizante | |
CHASSIS | |||
Tipo | Moldura de alumínio | Moldura de alumínio | |
Suspensão dianteira | Garfo invertido | Garfo invertido | |
Aro dianteiro | Roda de raio | Roda de raio | |
Pneu dianteiro | 110/80-19 | 110/80-19 | |
Suspensão traseira | Amortecedor Sachs totalmente ajustável | Amortecedor Sachs totalmente ajustável | |
Pneu traseiro | Roda de raio | Roda de raio | |
Pneu traseiro | 150/70-17 | 150/70-17 | |
Freio dianteiro | Disco duplo radial, ABS | Disco duplo radial, ABS | |
Freio traseiro | Disco único | Disco único | |
DIMENSÕES E PESOS | |||
Comprimento | 2.265 mm | 1.585 mm | |
Distância entre eixos | 1.555 mm | 1.585 mm | |
Altura do assento | 850 mm | 855 mm | |
Ângulo de cáster | 25,3° | 25º | |
Vão livre | 109 mm | 111 mm | |
Capacidade de depósito | 20 litros | 20 litros | |
Peso | 236 kg | 247 kg | |
Preço | N / A | N / A |