Os organizadores do Salão de Milão estão reportando números positivos na 78º edição do evento que aconteceu na semana passada, apesar das restrições e dos temores impostos pela pandemia de coronavírus.
Realizado desde 1914, o conhecido “EICMA” não aconteceu em 2020 por causa da pandemia e teve a sua continuação ameaçada depois da desistência de marcas importantes, como BMW Motorrad, KTM, Harley-Davidson e Triumph, que preferiram apostar em outras formas de divulgação.
Com o futuro incerto, os organizadores seguiram em frente, elaborando uma nova identidade e estabelecendo um plano de distanciamento social que permitisse aos visitantes curtirem os lançamentos como antes. Aos poucos, outras marcas, como Honda, Yamaha, Suzuki, Kawasaki, MV Agusta, Benelli, Royal Enfield e outras confirmaram presença.
Nos quatro dias abertos ao público, o limite máximo de lotação previsto pelo regulamento sanitário italiano foi atingido, ou seja, 342.644 entradas totais registradas nos cinco pavilhões ocupados esse ano no Centro de Exposições Rho. Mais de 94% dos ingressos foram adquiridos de forma online.
O sucesso de público não se limitou aos pavilhões, mas também aos espaços exteriores do evento que, além de construir um palco para receber Valentino Rossi e o pessoal da Yamaha, apresentou um rico calendário de atuações, espetáculos, corridas e oportunidade de test rides.
“Em primeiro lugar, quero sublinhar que temos concentrado os nossos esforços na aplicação rigorosa da regulamentação relativa ao controle de acessos que envolveu um grande esforço organizacional em colaboração coma Feira de Milão e com a aprovação dos próprios expositores“, disse o CEO do evento, Pietro Meda.
“A grande presença de público permitiu-nos reafirmar a centralidade internacional de nossa nomeação e voltar a projetá-la no amanhã. Essa é uma prova de força que se tornou possível graças à confiança dos expositores e à fidelidade do público, que respondeu com grande entusiasmo.“
Estiveram presentes 28.841 operadores do setor de duas rodas (43% deles estrangeiros) e 5.127 jornalistas, influenciadores, técnicos e profissionais da comunicação (35% de fora da Itália). A 79º edição em 2022 já tem data para acontecer, entre 8 e 13 de novembro.