A Ducati Panigale V4 foi a estrela na noite de estreia do Salão de Milão (EICMA), mas a marca italiana também apresentou outra superbike hoje (5): Trata-se da Panigale 959 Corse, provável versão final da motocicleta, com detalhes oriundos das pistas.
A sua chegada ao mercado também não é uma completa novidade, com as suspeitas começando ainda em agosto graças à entrada de documentos no Conselho de Emissões da Califórnia (CARB). Na ocasião, já falávamos que a motocicleta possuía exatamente os mesmos dados de emissões da versão standard.
Isso significa que a Panigale 959 Corse não teve as características de seu motor alterados, o que foi confirmado hoje. Com seu V-Twin “Superquadro” de 955 cm³, a potência chega a 157 cv a 10.500 rpm com um torque de 10,94 kgf.m a 9.000 rotações. As mudanças ficaram por conta de componentes eletrônicos e de ciclística, além de um tapa no visual, é claro.
As suspensões, por exemplo, que eram Showa e Sachs na versão Standard, são as mais sofisticadas Öhlins na Panigale 959 Corse, com o os garfos dianteiros NIX30 de 43mm e o amortecedor traseiro TTX46 com reservatório de gás. Além disso, o modelo beneficia-se de um amortecedor de direção, também fornecido pela marca sueca.
A Panigale 959 Corse ainda conta com acelerador ride-by-wire e embreagem de função deslizante servo-assistida. A eletrônica, como era de se esperar, é de primeira, com o modelo contando com os pacotes, Ducati Traction Control (DTC), Ducati Quick Shift (DQS) e Engine Brake Control (EBC), além do ABS. São três modos de pilotagem: Race, Sport, Wet.
O conjunto mecânico é completado com um novo sistema de escapamento de ponteiras duplas da Akrapovic, o que colaborou para o menor peso de 197,5 kg, dois a menos que a 959 original. A pintura em vermelho e branco é claramente inspirada nas Desmosedici de MotoGP. Sua chegada às concessionárias europeias acontece em fevereiro de 2018.