Ofuscada pelos principais destaques da Ducati em sua premiere que abriu o Salão de Milão ontem (4), estava uma versão especial da Monster 821, chamada de “Stealth”. Com cores escuras e componentes especiais, essa deve ser o último modelo da motocicleta com esse motor.
Como era de se esperar, o grande diferencial dessa versão especial é a pintura em preto fosco com detalhes cinzas e vermelhos, que fazem alusão ao caça norte-americano F-117 Stealth, conhecido por ser invisível à radares inimigos.
Apesar da referência obscura, a Monster 821 Stealth não é um mero exercício estético. A Ducati melhorou alguns quesitos, como a suspensão dianteira, agora com garfos Kayba 43mm ajustáveis (os standard não são) e um pequeno para-brisas que cobre o painel de instrumentos.
No mais, trata-se de uma Monster 821 convencional, ou seja, com o mesmo motor V-Twin Testastretta 11º, capaz de render 112 cv à 9.250 rpm, com um torque de 9,1 kgf.m a 7.750 rotações por minuto. O peso gira em torno dos 205 quilos, quando completamente abastecida.
Eis que chegamos ao verdadeiro ponto dessa criação. Normalmente, quando a Ducati apresenta uma série especial de um modelo, isso significa que o mesmo está em vias… de ser aposentado. E a lógica se aplica também a essa Monster 821 Stealth.
Apresentada em 2014, a Monster 821 é o modelo intermediário da linha e, na época, seu motor estava em conformidade com as futuras normas antipoluição do Euro4, que entraram em vigor em 2017. Agora, no entanto, seus índices de emissões não condizem com o ainda mais severo Euro5, programado para começar em 2020.
Isso significa que a Monster 821 deverá existir apenas até o próximo ano, quando um novo modelo intermediário (provavelmente com o motor Testastretta de 950cc, que já equipa a menor das Multistrada e a recém ressuscitada Hypermotard) será apresentado. Em novembro de 2019 teremos a resposta.