A Ducati apresentou hoje (7), na abertura do Salão de Milão na Itália, a Multistrada 950, irmã “caçula” da polivalente motocicleta italiana. O objetivo da marca é tornar o modelo mais leve e acessível para um publico ainda mais amplo.
Era um lançamento já aguardado. A motocicleta foi flagrada várias vezes em testes e, conforme já esperávamos, utiliza o mesmo motor “Testatretta 11º” de 937 cm³, que já equipa a Hypermotard e a Supersport, lançada no Salão de Colônia, no mês passado.
Isso significa que a Multistrada 950 possui 113 cv de potência e, graças ao remapeamento da ECU, 80% do torque já está disponível a 3.500 rotações enquanto que a 9.500 giros, a disponibilidade é de 100%. Isso vai de encontro com a proposta da motocicleta, projetada para viajar com bastante carga.
As rodas são de liga leve, de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira, calçadas em pneus Pirelli Scorpion Trail II. As bengalas dianteiras de 48mm são da marca KYB, completamente ajustáveis, assim como o amortecedor traseiro Sachs. Os discos de freio têm 320mm e pinças Brembo M4.32, com quatro pistões radiais.
Assim como toda Multistrada, o modelo vem com o pacote eletrônico completo (Ducati Safety Pack), o que lhe garante ABS, vários níveis de controle de tração e quatro modos de pilotagem (Sport, Touring, Urban e Enduro). Tudo é controlado em movimento no painel de LCD, inteiramente digital.
O assento está a 840 mm do solo, mas apesar da altura, foi especialmente projetado para viagens longas, assim como o tanque de combustível, que comporta bons 20 litros de gasolina. Além da versão standard, a Ducati oferece uma configuração mais equipada, chamada de “Enduro Pro”, com diversos acessórios extras, como rodas raiadas, protetor de cárter e outros.