A Ducati revelou hoje (4), na sua premiere de abertura do Salão de Milão, a nova geração da Diavel para 2019. Completamente revista, a poderosa cruiser italiana ganhou um motor mais forte e aprimoramentos na eletrônica e design.
Apresentada em 2010, a Diavel é uma das motos de maior sucesso do catálogo da Ducati, o que motivou a marca a criar uma versão ainda mais custom, a XDiavel em 2016. Já estava na hora, portanto, de atualizar o modelo original, o que já era dado como certo desde o início do ano.
Para alívio de seus fãs, a segunda geração do Diavel permanece fiel ao espírito original. A receita da Ducati foi apenas refinar seus elementos-chave de estilo que, com contornos mais assertivos, definitivamente ficou mais conteporâneo.
O grande destaque, no entanto, é o motor “Testastretta DVT 1262”, que agora está entregando 159 cv a 9.500 rpm e 13.1 kgf.m a 7.500 rpm, praticamente o que prevíamos. O controle de válvulas variável (agora também presente na linha Multistrada) garante uma curva de torque imensamente satisfatória, desde as rotações mais baixas.
A Ducati também trabalhou na configuração de chassi para tornar a Diavel mais responsiva em rotas de estrada mista. O chassi de treliça tubular de aço é novo, permitindo que a motocicleta incline mais em curvas apesar do enorme pneu traseiro de 240mm de largura. As rodas são de 17 polegadas em ambos os eixos.
Como em toda Ducati de ponta, a parte eletrônica é de primeira qualidade. Para aumentar o poderio esportivo da moto, a Diavel agora conta com ABS em curvas, o que garante ângulos de inclinação surpreendentes, de acordo com a marca. O painel digital agora é em TFT, com seus comandos sendo acionados pelos punhos. Controle de largada e Controle de cruzeiro estão disponíveis.
Àqueles que querem ainda mais, a Ducati preparou uma versão ainda mais apimentada, a Diavel S, contendo suspensão Öhlins totalmente ajustável, rodas especiais e pinças de freio Brembo M50. Além disso, a versão possui um quickshifter bidirecional (DQS) de série, o que dispensa a utilização da embreagem. O modelo deve ser oferecido no Brasil no segundo semestre de 2019.