A Ducati apresentou oficialmente hoje (7) a 1299 Panigale Superleggera, versão de alto desempenho da superbike italiana. O modelo, construído inteiramente em fibra de carbono, tem impressionantes 215 cv de potência em apenas 162 kg. Serão produzidas apenas 500 unidades.
A apresentação aconteceu na “World Premiere”, evento que a Ducati promove todos os anos para divulgar suas novidades na abertura do Salão de Milão. A 1299 Panigale Superleggera foi o último modelo introduzido ao palco chegou pilotada pelo bicampeão da MotoGP, Casey Stoner.
Confirmando as informações que já trouxemos nas últimas semanas, a Superleggera é chamada de a “quintessência” da marca, ou seja, o modelo que melhor define o que eles fazem de melhor: motocicletas velozes. Por isso, foi equipada com os materiais mais nobres disponíveis hoje, como a fibra de carbono e o titânio.
Quadro, balança monobraço (que pesa menos de 1 kg), rodas, para-lamas e outros pequenos componentes são todos de fibra de carbono, enquanto que o sistema de escapamento (feito em parceria com a Akraprovic) é construído em titânio. Esse mesmo material foi utilizado em peças internas do motor, como pistões, virabrequim e cabeçote.
Todo esse cuidado resultou no baixíssimo peso de apenas 162 kg, praticamente o mesmo peso da Ducati GP16 Desmosedici de MotoGP. As mudanças no motor, como a inclusão de novos pistões de 116mm, cilindros de alumínio, novos eixos de comando, maiores válvulas e corpo do acelerador retrabalhado também fizeram a potência subir para 215 cv, tornando essa a Ducati “de rua” mais potente já produzida em Borgo Panigale.
Para controlar tanta selvageria, a Ducati equipou a Superleggera com a Unidade de Medição Inercial mais completa disponível, com seis eixos de atuação. Isso permite que o piloto tenha infinitos ajustes combinados de modos de pilotagem, controle de tração e ABS (em curvas). A moto também vem com um analisador de dados.
Modelo exclusivo para as pistas, a 1299 Superleggera vem com Quick Shifter bidirecional, possibilitando trocas de marchas rápidas, para cima e para baixo, assim como um “anti-wheelie”, dispositivo que impede a roda dianteira de empinar em acelerações fortes. Uma exclusividade será o controle de largada, chamado de “Ducati Power Launch (DPL)”, muito útil em Track Days.
Como não poderia deixar de ser, a Ducati forneceu à Superleggera, as suspensões mais avançadas disponíveis na atualidade, ou seja os garfos suecos Öhlins FL936 e o monoamortecedor traseiro TTX36, ambos completamente reguláveis. Os freios são brembo, com os discos dianteiros de 330mm sendo mordidos por pinças Evo M50 semelhantes às do World Superbike.
Apenas 500 unidades serão produzidas contendo o número do chassi em uma placa nos semiguidões. Além da moto, a Ducati está disponibilizando um kit com cavalete traseiro, capa e equipamentos para a remoção do suporte de placa e faróis. Interessou-se? Agora é tarde. Segundo a marca, todas as unidades já estão vendidas.
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