A Honda apresentou ontem (6), no Salão de Milão (EICMA), a nova CB1000R, uma naked que mistura conceitos modernos e clássicos, com o mesmo motor da CBR1000RR Fireblade. Com ela, os japoneses pretendem enfrentar a Yamaha MT-10 e outras.
Para quem acompanhou os lançamentos do Salão de Tóquio, no mês passado, a visão da CB1000R parece familiar. O modelo tem muito em comum com o conceito “Neo Sports Café” apresentado no Japão, com naturais adaptações para rodar nas ruas, é claro.
Está lá o mesmo farol redondo com iluminação por LED do conceito original, assim como a balança traseira monobraço e a traseira curta e arrebitada. O tanque, com linhas angulosas é virtualmente idêntico, assim como as bengalas dianteiras.
Tal como acontece nas gerações anteriores, a motocicleta é impulsionada pelo motor tetracilíndrico de 1 litro da CBR1000RR Fireblade. Apesar de compreensivelmente ter sido amansado em sua versão para as ruas, ainda assim está cerca de 20 cv mais forte que o da CB1000R que veio ao Brasil alguns anos atrás.
As especificações técnicas divulgadas foram poucas, mas a nova CB1000R produz cerca de 145 cv de potência e 10.64 “quilos” de torque máximo. A embreagem é do tipo deslizante e o acelerador eletrônico “Ride By Wire“.
Um bom pacote eletrônico também foi incluído, o que significa três modos de pilotagem, de controle de tração e freio motor. O painel é totalmente digital, embora ainda emule um conta-giros de forma analógica. O guidão é largo e os comandos dos punhos são simples, quase minimalistas.
Ao contrário do que podia se esperar, o quadro é totalmente novo e não deriva da Fireblade. Trata-se de uma estrutura de alumínio injetado apoiado em bengalas invertidas Showa SFF-BP de funções separadas para cada tubo. Da mesma marca é o amortecedor traseiro, também completamente regulável.
O objetivo da Honda com a CB1000R é oferecer um produto competitivo no segmento naked de 1 litro, que sempre tem fãs fieis. Os alvos são a Suzuki GSX-S1000, Triumph Speed Triple e principalmente Yamaha MT-10. Mas ao contrário da marca dos diapasões, o enfoque aqui é menos moderno e mais clássico.
A Honda não disse quando entregará a nova CB1000R nos concessionários europeus, mas a previsão é de que aconteça no primeiro semestre de 2018. Os japoneses também prometeram a chegada de uma versão plus (“+”) para breve. Como sempre, sua chegada ao Brasil é uma incógnita.