Depois de nos provocar com teasers por semanas, a KTM finalmente está apresentando essa semana no Salão de Milão a nova 1290 Super Duke R. A motocicleta ficou uma verdadeira besta (como eles mesmos chamam) para enfrentar a chegada da Ducati Streetfighter V4.
Sabendo que não conseguiria superar a máquina italiana em potência crua com o seu motor atual, a marca de Mattighofen se concentrou em melhorar o torque e a tração da 1290 Super Duke R, ao mesmo tempo em que enquadrava o modelo às novas leis de emissões do Euro5.
Por isso, não se decepcione com a potência máxima de 177 cv. O que interessa mesmo é o massivo torque de 14,2 kgf.m, que já está totalmente disponível a apenas a 8.000 giros. A Ducati, em comparação, fornece 12,49 kgf.m a 11.500 rpm. Adicione a isso o peso a seco de 189 kg e imagine a brutalidade de pilotá-la.
Essa relação peso/potência foi conseguida graças a um novo quadro de treliça, com tubos mais largos e paredes mais finas que, além de ser dois quilos mais leve, possui três vezes rigidez torcional do que o anterior, utilizando o motor como membro principal.
Adicione à mistura um novo subquadro de alumínio fundido e uma nova balança monobraço 5 mm mais longa para melhorar a tração. Como sempre, a suspensão é fornecida pela WP, com garfos APEX de 48 mm na dianteira e traseira. As pinças de freio são Brembo Stylema e os pneus Bridgestone Battlax S22, o traseiro de 200mm.
Para controlar tanta selvageria, uma nova centralina eletrônica capaz de medir seis eixos inerciais foi instalada, o que melhorou ainda mais as opções eletrônicas, lideradas por novos parâmetros de pilotagem, controle de tração, antiwheelie e ABS em curvas (modo Supermoto adicionado à roda traseira), entre outros.
A nova KTM 1290 Super Duke R tem previsão de chegada às concessionárias europeias e norte-americanas em fevereiro de 2020, mas os preços ainda não foram revelados. Com a marca austríaca sob nova direção no Brasil, seria demais sonhar com essa belezinha por aqui?