A Suzuki está apresentando essa semana no Salão de Milão (EICMA), na Itália, a SV650X, versão Café Racer da conhecida naked bicilíndrica. A marca japonesa entra tardiamente no concorrido segmento retrô mirando Yamaha XSR700 e Ducati Scrambler.
A confirmação da motocicleta chegou para nós há algumas semanas, de modo que não podemos considerá-la uma novidade. Aliás, a Suzuki, ao contrário dos últimos anos, não trouxe nada de verdadeiramente novo ao Salão de Milão.
A base da motocicleta, como era de se esperar, vem inteira da conhecida e elogiada SV650, antecessora de nossa SFV650 Gladius, que renasceu completamente revista em 2015, se tornando mais atualizada que sua sucessora brasileira.
O motor é o mesmo dois cilindros em V que equipa a V-Strom 650, aqui reajustado para render 77 cv de potência a 8.500 rpm, com um torque de 6,5 kgf.m a 8.100 rotações, conhecido por ser forte, robusto e extremamente confiável.
Montado sobre o compacto quadro de treliça de aço estão novas aletas laterais e um pequeno capuz sobre o farol redondo, que lhe confere aquele ar Café Racer. O assento também ganhou nova capa de couro de época, com a indispensável cinta.
O guidão também é diferente. Na verdade são semi-guidões curvados para baixo, como manda o estilo Café Racer. O painel, por outro lado, não foi alterado, permanecendo inteiramente digital, o que destoa um pouco da proposta.
Outra novidade interessante é que os garfos dianteiros convencionais, antes não ajustáveis, agora podem ser regulados na pré-carga, algo que também está sendo disponibilizado na versão convencional para 2018. Os faróis de neblina são opcionais.
A pintura, uma combinação de cinza metálico e preto (que também está no quadro e nas pedaleiras), será a única opção de cor da SV650X para 2018, bem mais discreta que a nova Kawasaki Z900RS Café que também está debutando em Milão essa semana.
A Suzuki, aliás, entra um pouco tarde no segmento retrô, mais uma vez apoiando-se no custo/benefício da SV650 para oferecer uma alternativa mais em conta às badaladas Ducati Scrambler, BMW R Nine T, Triumph Bonneville e outras.