A Kawasaki trouxe ao Salão de Milão, que está acontecendo nessa semana na Itália a Z900, que já havia sido anunciada no mês passado. Com chassi de treliça e 125 cv, a naked chega com a missão de substituir a Z800.
O anúncio de sua chegada aconteceu no Salão de Colônia, no começo de outubro, na Alemanha. Contudo, foi apenas hoje, em Milão, que os jornalistas puderam conferir a motocicleta pessoalmente, ao vivo e a cores.
O modelo traz de volta a mítica sigla Z900, que marcou os anos 1970. As suspeitas de que a Kawasaki estava trabalhando em algo nesse sentido remontam o começo do ano, quando a nomenclatura foi novamente registrada pela marca verde.
Apesar da história, os motivos do retorno da Z900 foram mais práticos. Com as novas normas de emissões de poluentes ficando mais rígidas na Europa, Estados Unidos e Brasil, a Kawasaki calculou que sairia mais caro enquadrar o motor da Z800 aos futuros padrões, do que “amansar” o motor da Z1000. Foi o que eles fizeram.
Portanto, a Z900 possui um motor de quatro cilindros em linha derivado da Z1000, mas reduzido para 948 cm³. A potência anunciada foi de excelentes 125 cv, graças a um novo virabrequim de peso leve.
Outra alteração importante aconteceu na relação de transmissão. As cinco primeiras marchas estão mais próximas, enquanto que a sexta foi alongada, quase fazendo a função de um “overdrive”, para aumentar o conforto em longas viagens, uma das grandes críticas da Z800. Para completar, a embreagem é do tipo deslizante.
A Z900, no entanto, não se trata apenas de uma Z1000 amansada. O quadro de treliça tubular é totalmente novo e, apesar de não ser revolucionário, contribuiu bastante pare o reduzido peso de 210,5 kg, pouco para uma “quase mil” urbana. A Kawasaki também se preocupou em deixá-la menos alta, com 794mm de altura em relação ao solo.
Os garfos diantieros de 41 milímetros de diâmetro são invertidos e totalmente reguláveis, assim como o amortecedor traseiro. O pacote eletrônico é completo, com ABS de dois canais, modos de pilotagem e controle de tração. A Z900 deve começar a chegar às concessionárias no outono de 2017.